O primeiro debate entre os candidatos a presidente da República que vão para o segundo turno, aconteceu na noite de ontem, sendo transmitido e realizado pelo TV bandeirantes. Coordenado pelo jornalista Ricardo Boechat, o encontro entre Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), foi marcado por agressões, entre os candidatos e também pela apresentação de propostas.
O tema corrução foi um dos principais focos dos dois candidatos. Enquanto o tucano cobrava uma posição mais firme da presidente e candidata a reeleição em relação aos escândalos da Petrobras, Dilma rebatia falando sobre a construção do aeroporto de Cláudio, no Interior de Minas Gerais.
O encontro na TV bandeirantes foi dividido em cinco blocos e o formato agradou bastante os telespectadores. “ Gostei do debate, embora tivessem mais agressões do que propostas, foi esclarecedor em vários momentos”, disse o comerciante Eudson Santos. “ Também gostei bastante. Acho que com apenas dois candidatos, o encontro fica mais interessante. Os outros debates com todos os candidatos acabaram perdendo um pouco o foco”, completou a comerciária Karina Melo.
No primeiro bloco, Dilma partiu para o ataque e acusou Aécio de desviar mais de R$ 7 bilhões da Saúde quando foi governador, em Minas. O tucano rebateu: “ Isso não é verdade. Todas as nossas contas foram aprovadas pelo Tribunal de Contas e Minas Gerais é reconhecido pelo Ministério da Saúde como o Estado com a melhor qualidade em atendimento em saúde”, disse Aécio Neves. Ele aproveitou para perguntar à Dilma se ela se arrependia de ter feito campanha com ataques cruéis. Ela não respondeu preferindo falar em sua gestão.
Já no segundo bloco, o tucano foi para o ataque disparando contra a corrução na Petrobras e no superfaturamento da Refinaria Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. “É absolutamente inacreditável o que aconteceu. Vi somente um momento de indignação da candidata: com os vazamentos (dos depoimentos). Esse diretor (Paulo Roberto) que desviou e devolveu R$ 70 milhões aos cofres públicos, que assume que roubou, disse que distribuía esse dinheiro aos partidos”, disse o tucano.
Dilma rebateu falando da impunidade do mensalão mineiro e acusou Aécio de nepotismo. “Eu quero dizer que o nepotismo é crime. O senhor teve uma irmã, três tios e três primos no seu governo”, disparou Dilma.
No terceiro bloco, algumas propostas vieram à tona e temas como violência contra a mulher, educação e segurança pública, ganharam destaque. Aécio acusou Dilma de querer se apropriar da Lei Maria da Penha. Aécio defendeu ainda maior repasse para os municípios.
O bolsa família também foi tema do encontro com Aécio afirmando que o pai do programa social seria Fernando Henrique Cardoso, que criou o programa Bolsa Escola. Dilma rebateu, afirmando que o programa criado pelo ex-presidente atendeu cinco milhões de pessoas e o atual atendeu dez vezes mais.
No último bloco que foi dedicado as considerações finais, o tucano destacou o apoio recebido nos últimos dias, incluindo o PSB e a família Campos. Já Dilma defendeu sua capacidade administrativa e compromisso com os trabalhadores. Os candidatos voltam a se confrontar mais três vezes na TV. Serão realizados debates pelo SBT, Record e Globo.