O pedido de providências urgentes para intensificar o combate à criminalidade em Caruaru foi encaminhado, na manhã desta terça-feira (21), ao secretário estadual de Defesa Social, Ângelo Gioia, pela Comissão Especial de Segurança da Câmara, presidida pelo vereador Marcelo Gomes, do PSB. A deputada Laura Gomes (PSB), que intermediou o encontro com a SDS, também participou da audiência na qual, mais uma vez, reforçou a necessidade da reabertura do plantão da Delegacia da Mulher nos fins de semana.
Para o encontro com o delegado Gioia compareceram os vereadores Bruno Lambreta, Galego de Lajes, Piersson Leite e Sérgio Siqueira, todos membros da Comissão de Segurança, recém-criada pela Câmara de Caruaru para acompanhar as providências em níveis preventivo e repressivo do crime a fim de combater a onda de assaltos, arrastões, vandalismos e homicídios que amedrontam a população da maior cidade do interior de Pernambuco.
A melhor novidade destacada pelo secretário foi a ordem de serviço, em breves dias, para reforma das instalações do Batalhão da Polícia Militar a fim de abrigar a ROCAM, a Cavalaria, a companhia de cães, com o objetivo de tornar a unidade de atuação exclusiva em Caruaru. O titular da SDS também informou que ainda neste semestre haverá reforço do contingente policial da cidade, com algumas centenas de soldados que, no momento se encontram em treinamento.
Para a deputada, a informação passada é de que a Delegacia da Mulher terá seus plantões restabelecidos assim que o Estado colocar em prática a contratação de policiais civis aposentados para atuar na burocracia da Polícia Civil e, assim, disponibilizar agentes para os plantões de fim de semana. A Lei já foi aprovada e agora se trata de viabilizar as contratações.