Deputado José Queiroz (PDT) faz indicação de providências quanto ao desastre ambiental na costa

As manchas de óleo atingem o nordeste brasileiro desde o final de agosto. Porém, o Governo Federal só começou a agir após mais de 50 dias de ocorrência. “Resta agora as providências do Governo Estadual para minimizar os prejuízos em defesa da população”, ressalta o Deputado José Queiroz (PDT).

Durante a plenária desta quinta (24), o parlamentar frisou a importância de agir em defesa da fauna, flora, e das pessoas. Por isso, sugere ao Governador Paulo Câmara e ao Secretário de Meio Ambiente e sustentabilidade, José Bertotti, ao Secretário de Saúde, André Longo, ao Secretário de Turismo, Rodrigo Novaes e ao Secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, medidas cautelosas quanto ao desastre ambiental ocasionado pelo óleo no litoral Pernambucano.

Uma das ações mais importantes visa os pescadores e marisqueiros afetados pelo desastre, com a proposta de aderir um Programa Emergencial de Socorro Financeiro. Ainda envolvendo diretamente o Governo do Estado, Queiroz sugere o desenvolvimento de uma campanha de comunicação, informando a população dos riscos e perigos que o óleo pode causar.

Os planos para a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade seguem na execução de tarefas urgentes, definindo com técnicos especializados o nível de contaminação dos peixes e toda a cadeia do bioma aquático, além dos danos à biodiversidade. Já a indicação para a Secretaria de Saúde do Estado respalda nas providências com especialistas para saber da extensão e risco na cadeia alimentar, prestando as necessárias informações à população pernambucana.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *