Norteada pelos princípios do combate e da prevenção, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Caruaru (Deam) oferece segurança a mulheres vítimas de violência, por meio de um acolhimento humanizado. Com o intuito de melhorar os serviços prestados pela unidade, o deputado estadual Delegado Erick Lessa destinou R$ 367.200,00 para a Deam, através de emenda parlamentar.
Com tais recursos, a Delegacia deverá implementar uma perspectiva inovadora na infraestrutura e no atendimento às vítimas. “Muitos registros de violência são feitos porque as mulheres se sentiram mais respaldadas, pelos órgãos policiais, a buscar medidas cautelares. É preciso otimizar este trabalho, para garantir mais tranquilidade e segurança às mulheres”, declarou o deputado.
Lessa ainda realizou um apelo junto ao Poder Judiciário, para que seja cedida uma unidade habitacional com o intuito de reestruturar a delegacia especializada. O projeto prevê a implantação de salas de espera com estrutura lúdica para crianças, bem como espaço para refeições e repouso para as vítimas, além da criação de uma sala exclusiva para reconhecimento de crimes sexuais, assegurando uma maior dignidade às mulheres.
Os números de violência contra a mulher em Caruaru são alarmantes. Dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) apresentam um constante aumento desses casos. Em 2016, houve 1.752 registros, subindo para 2.142 em 2017 e 2.474 no ano passado. “Por trás dessas estatísticas, existem vidas. A violência doméstica transforma o lar em um cenário sombrio, deixando marcas profundas na família. Vamos combater essas formas de agressões implementando uma cultura de paz”, concluiu Lessa.