Descubra os melhores destinos para visitar em Caruaru antes do fim das férias escolares

Foto: Alexandre Nunes

Para além do descanso e da diversão, o período de férias é um momento para incentivar novas descobertas e, assim, enriquecer o conhecimento multidisciplinar e a bagagem cultural de crianças e adolescentes. A partir de brincadeiras, viagens e passeios é possível proporcionar a vivência de processos educativos de forma dinâmica e descontraída. E, para ter o contato com a cultura e a riqueza regional caruaruense, os pais podem aproveitar diversos lugares para lazer e visitação.

O professor do Colégio GGE, Alexandre Nunes, explica que, ainda neste final das férias, é possível conhecer ou revisitar vários pontos culturais e ambientais muito próximos do próprio centro da cidade. “Para entrar em contato com a natureza e contemplar a vista de Caruaru, temos espaços como a reserva ambiental Serra dos Cavalos e o Monte Bom Jesus. Além disso, o Alto do Moura e a Feira de Caruaru são opções para conhecer o artesanato e a variedade de produtos produzidos no município”, afirma ele.

Para se aprofundar na história, há muitos museus que preservam não só as tradições caruaruenses, mas também contam a trajetória de personalidades. A Casa-Museu Mestre Vitalino, o Museu do Forró Luiz Gonzaga, o Museu Fábrica Caroá e a Estação Ferroviária são alguns exemplos. “Esses espaços são essenciais para se aproximar da nossa cultura, que é riquíssima. Neles, os estudantes podem conhecer a música, o maquinário das antigas fábricas, os traços do passado e a arte do barro, fundamentais para entender a cultura de Caruaru”, recomenda o professor do GGE, Diogo Barreto.

Esses destinos podem ser visitados gratuitamente. A Estação Ferroviária, no bairro Maurício de Nassau, a Feira de Caruaru, no Parque 18 de maio, o Monte do Bom Jesus, na 4ª Travessa da Sé, e o bairro Alto do Moura podem ser frequentados em qualquer horário, durante todos os dias da semana. A reserva Serra dos Cavalos, localizada na Vila do Murici, funciona das 7h às 16h, de terça a domingo. Já a Casa Museu Mestre Vitalino, no Alto do Moura, recebe visitação de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h. Enquanto o Museu do Forró e o Museu Fábrica Caroá, ficam no bairro Nossa Senhora das Dores e funcionam de terça a sábado, das 8h às 17h.