O desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Paulo Augusto de Freitas Oliveira é o único representante do Brasil no Transparency and Accountability in Government An Inter-Regional Project (Transparência e Prestação de Contas no Governo – Um Projeto Inter-regional), programa do Departamento de Estado dos Estados Unidos que, entre outros objetivos, visa a aprofundar a compreensão dos princípios éticos que regem as ações de governo e dos negócios nos EUA em matéria de transparência e prestação de contas. O Departamento de Estados é o equivalente ao Ministério de Relações Exterior do Brasil.
“Tem sido uma experiência muito rica. Nós estamos tendo a oportunidade, junto com outros cinco integrantes, de Angola, Cabo Verde e Moçambique, de vivenciar de perto as experiências dos Estados Unidos na tratativa da transparência e da prestação de contas e, consequentemente, no combate à corrupção”, disse o desembargador.
O programa começou na última segunda-feira (14-08), com debates internos. Na terça, os participantes começaram a visitar alguns Departamentos (equivalentes a Ministérios) americanos, começando pelo Departamento de Estado.
Na quarta-feira, foi a vez do Departamento de Justiça e Comissão para Eleições Federais. Nesta quinta-feira (17-08), a visita será à sede do Fundo Monetário Internacional (FMI).
A programação vai até 2 de setembro e prevê visitas na capital Washington, Buffalo (Nova Iorque), Dallas (Texas) e Salt Lake City (Utah).
“Estamos absorvendo um conhecimento que pode ser levado ao nosso País, tudo em torno da transparência. A ação diplomática dos Estados Unidos busca disseminar essa cultura da probidade em todos os países do mundo”, afirma o desembargador Paulo Augusto.