O último mês do ano é marcado pelo “Dezembro Verde”, campanha de conscientização brasileira realizada em vários municípios, com o foco de combater o abandono e os maus-tratos contra animais. Um movimento muito importante em prol da causa animal e que se encaixa perfeitamente dentro do contexto da luta incessante do advogado animalista e vereador por Caruaru a partir de 2021, Anderson Correia, que ressalta a importância desta ação.
“Toda mudança começa pelo diálogo, que se inicia por meio da conscientização. Por isso a importância de uma campanha com essa, que faz parte da minha luta diária contra o abandono e os maus-tratos. É importante demais a população ter em mente que o animal não é um objeto e que nutre sentimentos e, que, ao abandonar ou maltratar qualquer um deles, é como se estivesse fazendo isso com um membro da família, sem falar que tais práticas é crime”, destaca Correia.
Conhecido em Caruaru e região por combater diariamente os maus-tratos e pela luta pelos direitos e dignidades dos animais, sempre judicializando em favor deles, Anderson reforça o quanto é importante propagar a Lei para que todos entendam que maltratar e abandonar animais é crime.
“Precisamos fazer todos saberem que abandonar animais é crime previsto em Lei. Em setembro deste ano, o Governo Federal sancionou a Lei nº 14.064/2020, conhecida como Lei Sansão, cujo nome lhe foi atribuído em virtude dos maus-tratos sofridos pelo cão pitbull Sansão, que foi agredido, amordaçado com arame farpado nos focinhos e teve suas patas traseiras decepadas. Isso precisa acabar e agora temos o respaldo da Lei para extinguir isso, por isso reforço o quão importante é conscientizar a todos”, explicou ele, que também orientou acerca de se fazer a denúncia quando necessário.
“Vale destacar também que essa campanha também visa encorajar as pessoas a fazerem denúncias quando souber ou presenciar abandono e maus-tratos aos animais. Em Caruaru, todos podem denunciar no Instagram do Gaeda (@gaedacaruaru), deixando mensagem no direct; na AME Animal, por meio do telefone (81) 3724-0333; e também pelo Disque Denúncia Agreste pelo contato (81) 3719-4545. Lembrando que é importante juntar provas necessárias como fotos e vídeos, além de testemunhas, para facilitar na comprovação do fato”, finalizou.