Diocese de Caruaru celebra 72 anos de história

Nesta sexta-feira (07), a Diocese de Caruaru tem dois motivos especiais para comemorar. Em 7 de agosto de 1948, o Papa Pio XII criou a Diocese, através da Bula “Quae Maiori Christifidelium”, ficando definido como Catedral Diocesana a Igreja de Nossa Senhora das Dores. Além disso, ontem (06) foi o aniversário natalício de Dom José Ruy, 5o bispo da Diocese, empossado em setembro de 2019. Em comemoração, hoje será realizada uma missa, presidida pelo bispo, às 17h30 na Catedral.

Na ocasião serão empossados os Vigários Episcopais nomeados recentemente por Dom José Ruy. São eles: Pe. Eronildo Manoel da Cruz, Vigário Episcopal para a Vida Consagrada e Novas Comunidades; Pe. Luiz Antonio da Silva Filho, Vigário Episcopal para os Diáconos; Pe. Zenilson Tibúrcio da Silva, Vigário Episcopal para as Pastorais. Assim com as demais celebrações a participação também será feita mediante agendamento, seguindo todas as normas definidas pelo último decreto. Para os fiéis que quiserem acompanhar online haverá a transmissão pelo Facebook e Youtube da Diocese.

HISTÓRICO

Além de Dom José Ruy, ao longo dos 72 anos de história, a Diocese foi administrada por quatro bispos. Dom Paulo Hipólito foi o primeiro deles, e tomou posse em 15 de agosto de 1949 até sua transferência em 1959. Dom Augusto de Carvalho assumiu a Diocese em 11 de dezembro de 1959, e esteve à frente da mesma até 1992, quando completou 75 anos e comunicou sua renúncia por idade. No dia 19 de dezembro de 1993 Dom Antônio Soares Costa tomou posse como 3o bispo de Caruaru, até o seu falecimento em 07 de junho de 2002. Dom Bernardino Marchió tomou posse em 12 de janeiro de 2003 até o último ano (2019) quando renunciou por idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *