Diogo Moraes celebra inauguração da Adutora do Alto Capibaribe e ressalta que luta por acesso à água não pode parar

Representante do Polo de Confecções do Agreste na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) participou, nesta sexta-feira (20), da inauguração da Adutora do Alto Capibaribe, em Santa Cruz do Capibaribe, em evento realizado pelo Governo do Estado. Após o ato, que contou com a presença de prefeitos da região, Diogo Moraes destacou a importância de continuar lutando pelo acesso à água no Agreste Setentrional.

O parlamentar destacou que participou de todo processo para a chegada da Adutora do Alto Capibaribe, desde a sua concepção, ainda na gestão do então governador Paulo  Câmara. E destacou que é preciso garantir as estações de tratamento necessárias para o abastecimentos nas cidades. “Hoje é um dia histórico para nossa região. Depois de tantas lutas por vários anos, finalmente vemos as águas do São Francisco chegando aqui. Esse projeto nasceu lá atrás, numa simples conversa feita na sala da minha própria casa, e que foi aceito de imediato. Em 2018 assinamos a ordem de serviço junto com o Governo da Paraíba, e sabemos dos entraves que a obra passou, inclusive na pandemia. Mas continuamos lutando para que ela saísse do papel. A gestão atual entendeu a importância dessa obra, que já tinha 97% de execução, e deu continuidade para entrega-la. Mas é preciso destacar que as cidades precisam de estrutura em suas redes de abastecimento e vamos continuar lutando para garantir que isso seja feito”, afirmou o deputado.

Com 70km de extensão, a Adutora do Alto Capibaribe beneficiará os municípios pernambucanos de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Jataúba, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá e Vertente do Lério, além de Barra de São Miguel, na Paraíba. Quando estiver em pleno funcionamento transportará 371 litros de água por segundo. As águas, oriundas da transposição do Rio São Francisco, são captadas pela adutora no Rio Paraíba, em Barra de São Miguel. Essa adutora é uma das alternativas técnicas desenhadas pelo Governo de Pernambuco para dar funcionalidade à obra da Transposição do Rio São Francisco, que se integrará também à Adutora do Agreste, outro importante equipamento hídrico para a população do Agreste.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.