Dentre todas as opções de visitas e pontos turísticos do São João de Caruaru, o galpão da Estação Ferroviária oferece também o Espaço Dandara, que é voltado para promover ações da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos. Com diversas exposições, a secretaria articula várias rodas de diálogo sobre diversos temas, como por exemplo relacionamentos abusivos, violência obstétrica e extermínio da juventude negra.
No local, a equipe da secretaria elabora trabalhos e ações voltados para o enfrentamento à violência contra a mulher, além de debates relacionados ao combate à LGBTfobia, sobre a defesa da igualdade racial e também promove ações em relação a tolerância religiosa.
De acordo com a secretária da Mulher e Direitos Humanos, Katherine Lages, “o principal motivo do espaço é mostrar o trabalho que a secretaria desenvolve durante todo ano e nos festejos, difundir através das artes e diversas expressões contribuem que os temas de combate aos diversos tipos de violência estejam também do São João. O forró politizado é importante para construir o respeito e reconhecer a cidadania de todas e todos”, destacou.