Nesta quinta-feira (13), os vereadores de Caruaru debateram oportunidades na agricultura familiar, doação segura de crianças e problemas de infraestrutura, dentre outras questões, na Câmara Municipal.
Doação segura de crianças
O vereador Lula Tôrres e Paulinho (PSDB) apresentou um Projeto de Lei que propõe melhorar o serviço de orientação, em Unidades de Saúde do município, acerca do processo de doação de crianças. “Para que a gestante que não se ache capaz de criar a criança seja encaminhada, de forma justa, a assistência necessária”, defendeu. Lula explicou que um dos objetivos é evitar situações como abandono de crianças em lugares perigosos, dentre outras situações de risco para a vida humana.
Economia municipal
O Professor Jorge Quintino (PODE) criticou os empréstimos financeiros oferecidos por bancos a famílias de classe baixa, particularmente as atípicas, em Caruaru. “O problema é que esses empréstimos são oferecidos antes que as famílias tenham acesso ao seu dinheiro por direito”, explicou Quintino, denunciando a atitude de agências bancárias em oferecer empréstimos em datas estratégicas – quando as famílias ainda não receberam seus salários ou benefícios sociais. Além disso, ele apontou as altas taxas de juros e as parcelas que se estendem por anos como fatores que agravam consideravelmente a situação financeira nos lares familiares.
Na Sessão Ordinária, o vereador Anderson Correia (PP) demonstrou sua insatisfação com a empresa B1, prestadora de serviço ao município, que tem falhado no pagamento aos trabalhadores. “Isso precisa acabar. Se não tem condições de pagar os servidores, que saia. Que dê espaço para outra empresa que ofereça um trabalho digno”, exclamou Correia.
A fala de Anderson foi complementada pelo presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB). Em concordância com o colega, Lambreta enfatizou que as devidas providências devem ser tomadas pelo poder público municipal.
Ainda na tribuna, o vereador Thiago Macaco (PODE) falou da importância dos vendedores ambulantes terem condições para comercializar com dignidade e justiça, no município.
Oportunidades na agricultura familiar
O vereador Edilson do MST (PT) comemorou a criação do programa Desenrola Rural, iniciativa federal que visa regularizar dívidas de pequenos agricultores, além de facilitar o acesso a créditos rurais. “Trata-se da reincorporação de vários agricultores familiares que têm inadimplência com bancos ou com a União”, explicou o parlamentar, ressaltando que no cenário caruaruense há centenas de agricultores que vão ser positivamente impactados com a medida.
Na tribuna, Raminho Xavier (PSD) agradeceu ao prefeito Rodrigo Pinheiro pela entrega de equipamentos rurais, dando ênfase a dois tratores. Ele também mencionou que os aparelhos farão parte do programa municipal de aração de terras. “O equipamento agiliza o trabalho árduo do agricultor, fazendo com que ele produza muito mais no período curto de nossas chuvas.”
São João
O vereador Fagner dos Animais (PDT) pediu, à mesa diretora da Casa, o desarquivamento de um PL de sua autoria, apresentado no ano passado, que propõe impedir a não transmissão de shows de determinadas bandas ou artistas que se apresentam no São João de Caruaru.
Infraestrutura e saneamento
Cabo Cardoso (Avante) reforçou, entre outros projetos, sua indicação feita ao governo estadual em prol da construção de uma passarela ligando os bairros Petrópolis e Agamenon. “É de extrema necessidade, tendo em vista a quantidade de acidentes que acontecem ali, principalmente atropelamentos” defendeu o vereador, mencionando o deslocamento inseguro que muitas pessoas realizam a pé, no local.
Mano do Som (PDT) solicitou mais uma ponte no entorno da Ponte Irmã Jerônima, localizada entre os bairros Indianópolis e Riachão, a fim de ampliar as condições de mobilidade urbana no local.
Criticando a atuação da Compesa e definindo-a como um desserviço a população, Gil Bobinho (PSB) comentou: “A gente sai na rua e nos deparamos com estouro de cano de água tratada, que vem através de adutora com um custo altíssimo”.