A eleição da diretoria do Conselho Municipal de Saúde acontece neste próximo sábado (29), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, das 8 às 13h. Só poderão participar da votação as 17 entidades inscritas no processo. Dentre essas, quatro representam os trabalhadores, e as demais representam os usuários do SUS. Houve uma renovação de 50% nas candidaturas na ala dos trabalhadores.
Na ocasião o médico e professor da UFPE, Marcos Pedrosa, que já foi Conselheiro Nacional de Saúde, ministrará uma palestra sobre a importância do conselho para sociedade, além de abordar importantes aspectos do SUS (Sistema Único de Saúde).
O Conselho Municipal de Saúde é responsável pela efetivação do controle social, para a participação da sociedade na política social de saúde. E um meio formal, criado legalmente instituído pela Lei Orgânica do Município, nos termos de seu artigo 133 e pela Lei Municipal de nº 5.220, de 11 de junho de 2012, observadas as disposições da Lei Federal nº 8.142/1990 e da resolução do CNS nº 333/2003, para dar voz à população na interação com a gestão da saúde.