Começou nesta quarta (16) a primeira reunião do Grupo de Trabalho de Candidaturas, responsável por realizar estudos, elaborar normas e procedimentos para desenvolvimento, testes e implantação dos Sistemas de Candidaturas, Horário Eleitoral e de Registro de Pesquisas Eleitorais para as Eleições Municipais de 2016. Os trabalhos só se encerram no próximo dia 18. O grupo fará reuniões presenciais a cada dois meses, e a próxima está marcada para maio.
O Grupo de Trabalho é composto por 13 servidores, sendo seis do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e sete de Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). A reunião começou com a apresentação das estatísticas das Eleições 2014, ponto de partida para a tomada de decisões em relação aos projetos. Março é um dos meses mais importantes para a Justiça Eleitoral, porque nele são definidas as regras do próximo pleito.
De acordo com a minuta do cronograma em análise na primeira reunião do grupo de trabalho, a ideia é antecipar para outubro as reuniões com os partidos políticos para que as instruções das Eleições 2016 possam ser publicadas em novembro. Para cumprir o cronograma, o Grupo de Trabalho de Candidaturas deve encaminhar as instruções para revisão em maio próximo.
“Vamos dar ênfase, nesse momento, ao papel dos candidatos que encaminham seus registros para a Justiça Eleitoral, tornando esse processo mais ágil e seguro. Também vamos tratar do sistema de pesquisas eleitorais, que é um tema que tem demandado diversos estudos de aperfeiçoamento e de transparência, para que as empresas possam divulgá-los na mídia”, explicou o secretário judiciário do TSE, Fernando Maciel de Alencastro.