Para celebrar o Mês da Mulher, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através da Coordenadoria da Mulher, vai promover uma série de palestras e debates com temas voltados aos direitos e liberdades femininas. O objetivo da ação é expandir o diálogo com a sociedade sobre temas relevantes na luta contra a opressão e violência doméstica.
Tendo em conta à atual situação da pandemia da Covid-19, as palestras acontecem no formato de lives, que serão transmitidas, simultaneamente, pelos Instagrans do TJPE (@tjpeoficial) e da Escola Judicial – Esmape (@esmapetjpe). As lives serão promovidas a partir do dia 16 de março, sempre com início às 19h, tendo como mediadora a coordenadora da Mulher, desembargadora Daisy Andrade.
Abrindo a série de lives da Coordenadoria da Mulher, o primeiro evento acontece na próxima terça-feira (16/3), e vai ser conduzido pela juíza da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher de Jaboatão dos Guararapes, Luciana Marinho. No encontro virtual, a magistrada vai falar sobre o tema A Lei Maria da Penha e o desenvolvimento de ferramentas para a agilização processual e denúncia de mulheres vítimas de violência. A segunda live acontece na quinta-feira (23/3), sobre o tema Relacionamentos abusivos: primeiros sinais de violência doméstica, e a última ocorre no dia 30 de março, abordando o assunto Empoderamento feminino.
A coordenadora da Mulher do TJPE, desembargadora Daisy Andrade, ressalta que a programação virtual idealizada pelo Judiciário pernambucano em comemoração ao Dia Internacional da Mulher tem como principal objetivo promover a reflexão na sociedade através da abordagem de temas variados que tratam da importância da proteção da mulher.
“Com essa série de lives, o Judiciário pernambucano busca disseminar orientações em prol do combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, de modo a tornar os internautas multiplicadores de informações no combate a esse tipo de crime. O foco da Coordenadoria da Mulher do TJPE é a corresponsabilidade social, a ampliação da parceria com a população nos esclarecimentos sobre a Rede de Proteção da Mulher no Estado, e a disseminação das informações no combate à violência de gênero”, pontua a desembargadora Daisy Andrade.
Integrando também a programação de eventos, o TJPE, através da Coordenadoria Estadual da Mulher, irá, exclusivamente, priorizar o julgamento de casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres na 17ª edição da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, no período de 8 a 12 de março. Confira mais informações sobre o evento.