Em continuidade ao acompanhamento do projeto ‘Rede de Prevenção e Cuidado Integral de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis’ – Cuida-CTA/ Proadi-SUS, a equipe do Hospital Israelita Albert Einstein/São Paulo (HIAE/SP), fez a segunda visita a Caruaru para um treinamento com o CTA Caruaru, o Centro de Saúde Amélia de Pontes e o SAE (Serviço de Assistência Especializada).
O encontro aconteceu nos dias 19 e 20 deste mês, na Escola Técnica Residência Educação, com o objetivo de capacitar os servidores do CTA Caruaru e acompanhar o andamento do plano de trabalho que foi descrito na primeira visita ocorrida no município em julho deste ano, e envolveu também o Programa Estadual de HIV/Aids, Hepatites Virais e IST – Pernambuco e o Programa Municipal de HIV/Aids, Hepatites Virais e IST- Caruaru.
Nesta oportunidade, foi promovida uma capacitação com os servidores do CTA e profissionais do SAE sobre o tema: Diversidade Sexual e Contextos de Vulnerabilidade às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Foram abordados os conceitos e contextos de vulnerabilidades às IST’s centrados na pessoa, para possibilitar vínculos e facilitar a adesão às tecnologias disponíveis ofertadas pelos profissionais de saúde, na perspectiva da prevenção combinada. A capacitação foi conduzida pelo médico epidemiologista Dr. Cesar Augusto Inoue e pela farmacêutica Raquel Queiroz, ambos do HIAE/SP.
“Foi bastante relevante para o CTA Caruaru receber o projeto Cuida-CTA, por colaborar na promoção da ampliação da oferta diagnóstica, atividades baseadas na prevenção combinada, vinculação e tratamento com ações centradas nas pessoas e, consequentemente, maior resolubilidade por meio da ampliação da carteira de serviços, fortalecendo a articulação do CTA com a rede de saúde e sociedade civil”, destacou a gerente do CTA Caruaru, Ingra Leite.
“Essa segunda visita permitiu à equipe do HIAE/SP um acompanhamento in loco das ações planejadas anteriormente e, ao mesmo tempo, a oferta de capacitação para a equipe do CTA. Pudemos constatar avanços significativos como a ampliação da oferta de PEP (Profilaxia Pós Exposição ao HIV), o fortalecimento das atividades de prevenção extramuros, agilidade em diagnósticos como hepatite C e integração com o SAE. O engajamento da gestão, CTA, programa municipal e estadual de HIV/IST/Hepatites Virais tem sido essencial para o andamento do projeto. Toda a rede de Saúde e os usuários do serviço colherão os frutos deste trabalho” pontuou o epidemiologista do HIAE/SP, Dr. Cesar Augusto Inoue.
O projeto ‘Rede de Prevenção e Cuidado Integral de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis’, que teve o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Caruaru como único selecionado de Pernambuco, está sendo desenvolvido através do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde) e visa a ampliação da carta de serviços do CTA para a população de maior vulnerabilidade ao HIV/Aids, IST, hepatites virais e tuberculose, sob a lógica da prevenção combinada.