Compreender quais são os melhores horários para fazer uma postagem no Instagram é uma ótima estratégia para aumentar o engajamento de suas publicações em uma rede social. Mas afinal existe hora certa?
A especialista de estratégia de desenvolvimento empreender através das redes sociais Camila Silveira conta que essa é uma das perguntas que ela mais recebe. Mas ela não tem uma resposta que vale para todos.
“A grande realidade é que está diretamente ligado ao comportamento de cada nicho e do que eu busco do público que quero atingir. Pensando assim, esta pergunta tão misteriosa pode ser facilmente desvendada quando o empreendedor deixa de pensar no momento que ele está desesperado para vender e foca completamente em responder qual é o horário que o cliente está totalmente voltado a consumir o produto ou serviço que oferece”, explica.
Camila dá alguns exemplos e evidências: “Se observarem no domingo à noite, o momento tão conhecido e titularizado por estudiosos da psicanálise como horário do desespero profissional, podemos ver o Instagram bombando de lives como uma televisão com opção de diversos canais, divulgando cursos e produtos direcionados ao mercado de desenvolvimento empreendedor. Neste mesmo horário, costumo receber em meu WhatsApp algumas propagandas de queijos e doces, que se fosse antes do almoço de domingo, teria interesse em ver, mas aquele horário não faz o menor sentido pensar em aperitivos”.
“Falar de mercado financeiro às 7 horas da manhã faz total sentido para aquele empresário que está se arrumando para sair para a semana de trabalho, enquanto não faria nenhum sentido aquela mãe que passou a noite entre mamadeiras ou produtos infantis. Desta forma, esclareço a importância de que cada um faça uma real análise de comportamentos, que fará total diferença no sucesso de suas publicações”, completa.
Além disso, segundo a profissional, há também os horários em que há um maior índice de usuários online, que são nos períodos entre 6 a 9 horas da manhã, almoço e entre 19 a 21 horas.
“Onde as pessoas estão mais relaxadas e em seus momentos livres, irão acessar as redes sociais”.
Camila relata que um grande erro que muitos cometem é utilizar o tempo livre para fazer suas postagens. Isto pode não causar retorno e/ou engajamento nas publicações, fazendo com que sua página dê a impressão de nunca ser vista,
“Cada post e redes sociais tem algo muito importante. A vida útil de quantas horas seu post irá realmente ser entregue por estas redes após sua publicação”.
A especialista fala sobre o tempo de vida de cada post:
Feed
De acordo com a profissional, embora seu post fique registrado em seu perfil, a entrega deste post dependerá do número de curtidas nos primeiros 15 minutos após sua postagem.
“Para o Instagram, que é uma empresa, irá dar destaque a quem causar mais audiência, levando este post em evidência por mais 6 horas em média, ou seja, se estou acordado à 1 da manhã e meu público não está, nada adiantará eu achar que isto será rentável. E para que seu tempo seja mesmo aproveitado, indico que use a agenda de postagens automática oficial do Instagram e Facebook no APP BUSINESS SUITE”.
Stories
“Recebem um fluxo de postagens mais intenso. Portanto, para que aquela bolinha esteja sempre entre as 5 primeiras, que em média são as mais vistas pelos utilizadores, deve considerar uma média de 3 horas para realizar a frequência de abastecimento, mesmo que fique disponível por 24 horas”.
Camila diz que sextas, sábados e domingos sempre são os dias de maior visualização nas redes sociais.
A dica é que, se seu produto não tem o perfil de utilização nestes dias, crie estratégias inteligentes de passar seu recado através de memes ou de situações que conectem com o público nestes dias. Não se engane que irá passar a ser o chato aparecido do excesso de postagens, pois a falta de frequência e de consciência desta vida útil dos posts pode fazer seu anúncio virar um grão de areia no meio de um oceano de mais de 500 milhões de posts sendo feitos a cada 3 horas. E claro que, para finalizarmos com aquela dica de ouro fundamental, lembre-se de nossas redes sociais como um meio de tecnologia altamente rastreável, entrega em contas profissionais a revelação de métricas facilmente encontrada na aba de recursos profissionais, que irá revelar exatamente os horários, dias e comportamentos de seu público, que será mais valioso unificado a todas estas estatísticas globais. E lembre-se sempre: Quem não é visto, não é lembrado e muito menos comprado. Então mãos à obra”, finaliza.