Espetáculo circense Diabolin e o Círculo de Fogo passará por 6 cidades de Pernambuco

 

Quem frequenta o sítio histórico de Olinda provavelmente já se deparou com Diabolin e suas performances, seja engolindo fogo ou andando na cordabamba. Nascido Gilberto do Nascimento Pereira, o artista possui 43 anos de carreira e pela primeira vez fará uma circulação com financiamento. O projeto Circo Esperança: Diabolin e o Círculo de Fogo tem incentivo do Funcultura e excursionará por 6 cidades – Águas Belas, Buíque, Caruaru, Olinda, Tacaratu e Triunfo.

 

A itinerância levará o espetáculo para ambientes urbanos e rurais como aldeias e quilombos. “Diabolin e o Círculo de Fogo” traz números de mágica e explora o elemento fogo como momento auge do espetáculo, através do salto no círculo em chamas com facas. Também serãorealizadas oficinas de construção de objetos circenses emescolas públicas, associações e centros comunitários dascomunidades tradicionais por onde passará.

 

A circulação começa pelo Sertão em 22 de novembro, no município de Triunfo, segue para Tacaratu (25 e 26/11), continua em Buíque (27 e 28/11) e de lá vai para o Agreste, para as cidades de Águas Belas (30/11 e 01/12) e Caruaru (06/12). O encerramento do projeto se dará com uma apresentação em Olinda, terra natal de Diabolin, no dia 08 de dezembro. Serão produzidos 6 vídeos dos espetáculos e oficinas, além de 1 vídeo geral sobre toda a experiência.

 

Diabolin é um dos artistas circenses mais conhecidos da Região Metropolitana do Recife. Começou sua trajetóriaaos 10 anos de idade na Pracinha do Diário, ao lado de veteranos que lhe ensinaram o ofício. Aprendeu a arte de cuspir fogo com sua mãe. Conviveu com o Palhaço Cafuringa, o contorcionista Borrachinha e a dupla de emboladores Caju e Castanha, entre outros palhaços e cantadores. Seu espírito andarilho o fez ingressar em uma trupe de circo. Percorreu por vários anos interiores e capitais de estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

 

Já experiente, voltou às ruas e praças de Recife e Olinda e fundou o Circo Esperança. Um circo sem lona e composto por um homem só, adaptado à precariedade da rua para encantar transeuntes com esquetes de palhaçaria, equilíbrio em corda, números com fogo e círculos de facas. O Circo Esperança difunde a arte circense e realiza a transmissão de saberes para novas gerações, como o seu filho, o palhaço Jesus.

 

Circulação Circo Esperança: Diabolin e o Círculo de Fogo:

 

Buíque  

 

29/11 – 8h: Oficina na Escola Municipal Manoel Benício de Siqueira (Distrito Carneiro). 17h: Espetáculo na Escola Municipal Manoel Benício de Siqueira (DistritoCarneiro).

30/11 – 17h: Espetáculo na Praça da Vila do Catimbau.

 

Tacaratu

 

02/12 – 17h: Espetáculo na Praça Igreja Nossa Senhora da Saúde.

03/12 – 8h: Oficina na Escola Estadual Indígena Pankararu Ezequiel. 17h: Espetáculo no Pátio da Igreja de Santo Antônio, na Aldeia Brejo dos Padres.

 

Águas Belas

 

04/12 – 17h: Espetáculo em frente à Paróquia São Sebastião.

05/12 – 8h: Oficina na Escola Bilíngue Antônio José Moreira (Aldeia Fulni-ô). 17h: Espetáculo na Praça Central da Aldeia Fulni-ô.

 

Triunfo

 

06/12 – 14h: Oficina na quadra do projeto Cor, Arte e Cidadania, no Bairro do Rosário. 19h: Espetáculo na quadra do Alto da Boa Vista. 

07/12 – 16h: Espetáculo no Quilombo de Águas Claras.

 

Caruaru

 

06/12 – 17h: Espetáculo no Marco Zero.

07/12 – 8h: Oficina no Quilombo Serra Verde. 17h: Apresentação no Quilombo Serra Verde.

 

Olinda

 

08/12 – 17h: Espetáculo a entrada do beco de Diabolin – Rua Cel. Joaquim Cavalcante, 579, Varadouro.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.