Startups em estágio inicial de todo o estado de Pernambuco terão a oportunidade de impulsionar seus negócios por meio do Fast Motion, programa de aceleração promovido pelo Sebrae. As inscrições para a 8ª edição já estão abertas e são voltadas para negócios inovadores que possuam produtos e serviços testados e validados, com potencial para crescimento no mercado.
Nesta edição, serão selecionadas 40 startups com alto potencial de escalabilidade e impacto social que atendam aos critérios estabelecidos pelo programa. Os interessados podem se inscrever até o dia 24 de fevereiro acessando a página oficial do Fast Motion, onde também encontram informações detalhadas sobre os critérios de seleção e as etapas do processo.
O programa tem duração de quatro meses, período em que as startups passam por um diagnóstico detalhado e recebem capacitação para desenvolver competências empresariais e empreendedoras. Desde a validação do modelo de negócios até estratégias avançadas de crescimento e expansão, o Fast Motion oferece módulos temáticos que abordam aspectos fundamentais da gestão, como estruturação de equipe, desenvolvimento de produtos, gestão financeira e estratégias de mercado.
“Cada módulo conta com mentorias práticas e checkpoints que garantem a implementação eficaz das estratégias discutidas. O Fast Motion é para que a startup tenha condições de se posicionar no mercado, mas, principalmente, saia com um produto validado que lhe dê condições de competir no mercado para a construção de um negócio mais sólido”, destaca Rafael Velôzo, analista do Sebrae/PE.
Os participantes do Fast Motion terão acesso a uma rede de mentores especializados, oportunidades de networking com investidores e workshops sobre temas cruciais, como planejamento estratégico, gestão financeira e técnicas de pitch. Além disso, o programa proporciona um ambiente de imersão prática, permitindo que os empreendedores apliquem conceitos essenciais ao crescimento sustentável.
Muitas startups iniciantes enfrentam dificuldades para avançar devido à falta de conhecimento sobre estratégias fundamentais. “Os erros mais comuns incluem a ausência de um claro entendimento do mercado-alvo, deficiências na formação e gestão da equipe e a falta de um modelo de negócio escalável e replicável. Além disso, muitas startups falham por não estabelecer processos eficazes de feedback e melhoria contínua, o que pode resultar no desenvolvimento de produtos desalinhados com as expectativas do mercado. A falta de habilidades em pitch e captação de recursos também limita suas oportunidades de crescimento”, explica Velôzo.
O grande diferencial do Fast Motion é atuar diretamente nessas fragilidades, fornecendo para as startups as ferramentas e o conhecimento necessários para superar desafios iniciais e alcançar um crescimento sustentável e robusto. Desde o início, em janeiro de 2022, mais de 200 startups já passaram pelo programa. Elas já arrecadaram mais de R$ 27 milhões em investimentos públicos e privados. Os resultados se devem a um plano de desenvolvimento personalizado, que contempla as necessidades desse tipo de negócio.
Serviço
📌 O quê? Inscrições para a 8ª turma do Fast Motion
📅 Quando? Até 24 de fevereiro de 2025
🌐 Onde? https://programas.sebraestartups.com.br/in/fm25