Fenagreste supera expectativas com público de 55 mil pessoas e movimentação financeira de 1,5 milhão

livro

Uma maratona de lançamentos de livros, palestras, mesas-redondas, oficinas, contações de histórias, espetáculos de teatro e shows. A segunda Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste) consolidou-se como evento de sucesso do calendário cultural de Caruaru, com recorde de público, estandes e movimentação financeira. O evento encerrou-se, neste domingo, com show do forrozeiro Maciel Melo. Antes dele, o jornalista Francisco José bateu um papo descontraído com a plateia sobre sua vasta experiência como repórter especial premiado, autor de matérias televisivas que marcaram a historia da televisão brasileira.

Da manhã de terça-feira à noite do domingo, a Fenagreste atraiu 55 mil visitantes, que acompanharam uma programação variada, voltada aos mais diversos perfis de público: da garotada que se divertiu a valer no Dia das Crianças com Tio Bruninho, Os Saltimbancos e dezenas de contações de histórias; aos professores, que conferiram os ensinamentos do educador Celso Antunes, entre outras palestras voltadas a eles. Isso sem falar na turminha geek, que curtiu festa halloween, concurso cosplay e espaço game.

Realizada novamente pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e a Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros), com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação do município, a Fenagreste já tem data para acontecer em 2018. “Estamos muito felizes por Caruaru poder contar com uma feira de livros tão rica, que permite que nossos professores se atualizem, comprem livros, participam das atividades gratuitamente. Em 2018, faremos em agosto”, comenta a prefeita Raquel Lyra.

A terceira edição da Fenagreste deverá ocorrer de 8 a 12 de agosto, novamente, no Espaço Cultural Tancredo Neves, onde este ano foram montados 63 estandes, duas salas de eventos, lounge, tenda infantil, arena de games e palco principal. “Estamos bastante satisfeitos. O público compareceu e tivemos momentos marcantes, como a apresentação do ator Aramis Trindade. É de uma felicidade imensa ver como Caruaru abraçou a feira. Os expositores saem satisfeitos com as vendas. Fechamos em R$ 1,5 milhão a movimentação financeira”, comemora o diretor de feiras da Andelivros, José Alventino Lima.

Além do citado cordel Romeu e Julieta encenado por Aramis Trindade, a Feira Nacional do Livro do Agreste teve como convidados os jornalistas Geraldo Freire e Francisco José, ao lado de Maciel Melo e do escritor Raimundo Carrero, proferindo a sua oficina literária. “O êxito da segunda edição da Fenagreste comprova a posição de Caruaru como um importante polo cultural do Estado e nos anima a realizar outros eventos na cidade, com dimensões ainda superiores”, afirma o presidente da Cepe, Ricardo Leitão. Uma das realizadoras do evento, a Cepe compareceu com um estande que levou para o público, com descontos de até 50%, diversificada oferta de livros.

A segunda edição da Fenagreste homenageou o escritor caruaruense José Condé, por ocasião do seu centenário, e contou com a participação de entidades locais, como o Instituto Histórico de Caruaru. A Fenagreste se consolida como o segundo maior evento do Circuito Literário de Pernambuco (Clipe), promovido pela Andelivros, tendo ocupado área de 3.600 m², com 63 estandes de editoras e distribuidoras brasileiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *