Férias escolares: Nutricionista dá dicas aos pais de como manter hábitos alimentares saudáveis dos filhos, nesse período  

As férias escolares são sinônimo de horários mais flexíveis, com a agenda dos pequenos cheias de atividades divertidas, viagens e passeios. É nesse período também que ocorre uma maior liberação de consumo de guloseimas, como fast-foods, produtos industrializados com alto teor de sódio, gordura e açúcar.  Mas, para evitar a baixa da imunidade, aumento de infecções e atrapalhar no crescimento, especialistas recomendam tentar manter os bons hábitos alimentares, com um cardápio variado e nutritivo, que contenha todos os grupos alimentares capazes de repor as energias gastas. 

Por isso, a rotina alimentar deve ser mantida igual ao período de férias, a diferença é que neste período pais e mães poderão trazer atividades lúdicas e que os levem para dentro da cozinha para que sintam o desejo de experimentar novas preparações, e, assim, aumentar o leque de alimentos. Além disso, os horários flexíveis devem ser os mesmos que no período escolar, para não transformar o momento de férias numa permissividade de hábitos que possam prejudicar a saúde dos pequenos.  

“É muito comum em período de férias as crianças pularem o café da manhã e também aumentarem o consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados.  Portanto, como falamos anteriormente, manter os hábitos iguais durante o período escolar é bastante necessário para que durante todo o ano a alimentação continue saudável”, explica a nutricionista e docente do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Renata Freire.  

Para incentivar os bons hábitos alimentares, os pais e seus responsáveis das crianças são os espelhos. Comer junto com eles é a melhor maneira de incentivo. Além disso, podem levá-los à cozinha para o preparo de alimentos e tornar esse momento ainda mais incentivador para a consolidação desses hábitos saudáveis. 

A especialista ainda dá dicas de quais alimentos podem ser opções nesse período.  “Os pais podem optar por frutas em natura, frutas secas, oleaginosas, bolachas que tenham ingredientes mais naturais, como biscoito de arroz e outras marcas no mercado que também possuem pegada mais saudável. Os tutores podem escolher por um sanduíche de queijo ou de frango também, picolés de fruta como limão ou morango também são opções possíveis de oferecer para crianças maiores de 2 anos, porém, sem exagero”. 

Confira outras dicas importantes que farão toda a diferença na alimentação de seu filho nesta época do ano: 

●       Use a criatividade decorando os pratos para chamar a atenção das crianças;

●       Prefira os alimentos frescos e naturais, pois são mais saudáveis e nutritivos que os industrializados;

●       Estipule horários de refeições a cada 3 horas. Isso o ajudará a se alimentar melhor e evitar beliscar guloseimas o tempo todo;

●       Invista em lanches como vitaminas de leite com frutas, iogurtes, sucos, sanduíches de pão integral, bolos à base de frutas e gelatina;

●       Inclua alimentos ricos em vitamina C que reforçam a imunidade e protegem contra gripes e resfriados;

●       Coloque no prato todos os grupos alimentares: arroz ou macarrão, feijão, legume, verdura e um tipo de carne magra, que pode ser ave, peixe, ou vermelha magra.

Que tal chamar seu filho/a para a cozinha. Aproveite esta receita fácil e saudável. 

OVERNIGHT OATS – MAMÃO COM BASE DE CHIA  

Ingredientes  

●       1 pote de iogurte natural desnatado

●       3 colheres de sopa de leite desnatado ou vegetal

●       2 colheres de sopa de chia

●       1/2 mamão papaia pequeno

●       5 colheres de sopa de flocos de milho  

Modo de preparo:  

1. Misture o iogurte, o leite e a chia (esta será a sua base) e coloque metade da mistura no fundo do pote de vidro.

2. Corte o mamão papaia em cubos (esta será a segunda camada).

3. Os flocos de milho serão a sua terceira camada.

4. Vá intercalando as camadas.

5. Ao terminar, feche o pote e deixe na geladeira até o dia seguinte.

 

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.