Ferramentas virtuais e equipamentos facilitam vida de turista que vem a Caruaru

Prefeitura disponibiliza Centros de Atendimento ao Turista (CAT), em pontos estratégicos, e plataformas digitais com informações de toda infraestrutura do município, trade e atrativos turísticos, culturais e eventos.

Os turistas têm total apoio da Prefeitura de Caruaru para se sentirem bem acolhidos. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa (Sedetec) disponibiliza pontos estratégicos para sanar dúvidas em relação ao turismo de quem vem passear ou forrozar na Capital do Agreste.

Os Centros de Atendimento ao Turista (Cats) estão localizados fixos no Alto do Moura, no Monte Bom Jesus e no Mercado Cultural Casa Rosa (em dias de funcionamento do espaço). Já na Estação Ferroviária é montado sazonalmente, em festas como o pré-carnaval e o São João.  Esses equipamentos são munidos de mapas, informações sobre localizações, hotéis, restaurantes, pontos turísticos, monumentos históricos, lazer, telefones úteis, entre outros.

Nestes pontos também há a distribuição do Passaporte Pernambuco, um documento simbólico (não oficial) que permite ao turista registrar passeios realizados nas áreas territoriais do Estado. Os visitantes de fora do país também são acolhidos, pois os Cats também possuem intérpretes de línguas estrangeiras. 

CAT Alto do Moura

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) do Alto do Moura serve como apoio aos eventos culturais  realizados nas suas proximidades.

Sua estrutura física conta com área de estacionamento e pátio externo de convivência, onde está instalado o letreiro alusivo ao bairro (Alto do Moura). Na área interna estão a recepção, banheiros feminino/masculino e sala de administração.

Endereço: Avenida Leão Dourado S/N – Alto do Moura 

Horário de funcionamento: 

Terça à sábado: 8h às 17h 

Domingo: 9h às 13h.

CAT Monte Bom Jesus

O Centro de Atendimento ao Turista do Monte Bom Jesus dá suporte aos turistas que visitam a localidade, aos moradores do município e do Monte, além de servir, também, como apoio aos eventos culturais realizados nas proximidades.

A estrutura física interna conta com recepção, sala administrativa e banheiros masculino/feminino. Já na área externa há um parque infantil, feito com madeiras recicláveis, e quiosques com tapioqueiras.

Endereço: Monte Bom Jesus 

Horário de funcionamento:

Segunda a domingo das 9h às 21h

CAT Estação Ferroviária

O CAT da Estação Ferroviária funciona de forma sazonal, apenas quando têm grandes eventos na cidade, a exemplo do São João, pré-carnaval e Semana Santa. A estrutura é acolhedora e conta com torre para carregamento de celulares e bancos para descanso.

Endereço: Polo Estação, próximo ao pórtico da entrada, em frente ao coreto Sebastião Biano.

Horário de funcionamento:

Quarta a domingo das 14h à 0h

CAT Mercado Cultural Casa Rosa

O Mercado Cultural Casa Rosa, projetado para comportar espaços destinados a operações predominantemente do ramo gastronômico, conta com um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) no hall de entrada do estabelecimento. Além da estrutura física e mobiliária para recepção do público, a Casa Rosa dispõe de  banheiros, espaço para exposição e atrações artísticas culturais gratuitas e abertas ao público.

Endereço: Av Lourival José da Silva – Parque 18 de Maio, Centro.

Horário de Funcionamento:

Sexta a domingo das 11h às 17h.

Plataforma Conheça Caruaru dispõe de site, instagram, facebook e WebApp

Além dos Cats, os turistas e visitantes também contam com a plataforma Conheça Caruaru, composta de site, instagram e WebApp. No site tem todas as informações acerca dos pontos turísticos, passeios, hotéis, restaurantes e tudo o que o turista precisa para uma boa estadia na Capital do Forró. 

No Instagram do Conheça Caruaru, as pessoas ficam sabendo o que acontece na cidade, como shows, eventos turísticos e o que fazer na cidade. Já o WebApp é um aplicativo que atende aos sistemas Android e IOS e não ocupa espaço na memória do celular. A ferramenta informa tudo o que acontece turisticamente no município.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.