Pelo segundo ano consecutivo, a Ibema, uma das três maiores produtoras de papelcartão do país, oferta, de maneira gratuita, o curso de Auxiliar Administrativo, destinado aos jovens entre 14 e 21 anos residentes na comunidade do entorno de sua unidade fabril em Turvo, município que registra um dos IDHs mais baixos do estado do Paraná. A iniciativa busca aumentar as chances de inserção no mercado de trabalho – segundo dados do IBGE, a taxa de desemprego entre aqueles que estão começando a vida profissional nesta região – 27,3% – está acima do dobro da média nacional, registrada em 12,7%.
Realizada pelo SENAI no contraturno escolar, a capacitação tem duração de três meses, com 160 horas/aula. O conteúdo contempla desde disciplinas básicas – português, matemática e informática – até conceitos de formação cidadã, como meio ambiente, ética e cidadania. A grade perpassa ainda questões específicas da rotina administrativa, como a interpretação de textos técnicos, noções de arquivamento, cartão ponto, além de deveres e benefícios.
Na prática
Marcos Vinicius Szepanski foi um dos jovens beneficiados pelo projeto. Morador de Faxinal de Boa Vista, foi contratado recentemente como Menor Aprendiz pela própria Ibema, para o setor de expedição. “Achei o curso bem bacana, eu aprendi muita coisa, inclusive como se comportar na entrevista, o que falar, o que não falar, como agir. Fizemos desafios em equipe que caíram na seleção para “Menor”, e isso me ajudou bastante”, conta.
Estruturada de maneira diferenciada, a capacitação busca diminuir as lacunas na formação profissional de jovens que moram longe dos centros urbanos. “O curso foi ótimo, deu uma visão muito grande do que é e qual o papel do auxiliar administrativo. Ao me inscrever na vaga que ocupo hoje, o curso me colocou em uma posição à frente dos demais, pois já tinha a capacitação e o conhecimento exato que a vaga exigia”, afirma Renata Machado, outra participante do curso.
Para Clarice Battistelli, coordenadora de responsabilidade social da empresa, o projeto tem outra função importante: possibilitar que os jovens tenham instrumentos que os auxiliem a transformar as suas realidades por meio do estudo e do trabalho. O discurso de Marcos, mostra que a iniciativa está no caminho certo: “antes eu não tinha muita ideia do que eu queria fazer, mas aí eu fiz o curso, achei muito legal, e agora estou até fazendo faculdade de administração”, finaliza.
Maior empregadora local, a Ibema estende a sua atuação e o seu compromisso para além do chão da fábrica: por meio deste e de outros projetos realizados através da sua área de responsabilidade social, a empresa impacta, positivamente, a vida de diversas famílias, moradoras do entorno da unidade de Turvo.
Sobre a Ibema: Gerar valor de maneira sustentável por meio da fabricação e distribuição de produtos que conquistem a preferência dos clientes, contribuindo com iniciativas que favoreçam toda a cadeia, com a dedicação e preocupação de garantir o melhor resultado para a empresa e seus clientes. Esta é a missão da Ibema, fabricante de papelcartão, que permeia a sua atuação com base no conceito de foco do cliente. A empresa, fundada em 1955, é hoje um dos players mais competitivos da América Latina. Sua estrutura é composta por sede administrativa localizada em Curitiba, centro de distribuição direta em Araucária com área útil de 12 mil m2 e fábricas instaladas nos municípios de Turvo, no Paraná, e em Embu das Artes, em São Paulo, que juntas possuem capacidade de produção anual de 140 mil toneladas. Em seu portfólio, estão os melhores produtos, reconhecidos pela qualidade e performance na indústria gráfica. A empresa, que atualmente conta com aproximadamente 800 colaborares, possui unidades certificadas pela ISO 9001, pela ISO 14001 e pelo FSC (Forest Stewardship Council). Para mais informações sobre produtos e serviços, acesse o nosso site, disponível também nos idiomas espanhol e inglês: www.ibema.com.br.