A Funase aderiu ao Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG). Desde o dia 22 de agosto, 26 funcionários que ocupam as coordenações gerais e técnicas das unidades da instituição estão participando da capacitação, que será realizada todas as terças-feiras no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), localizado no bairro da Boa Vista, no Recife. A abertura contou com a presença da assessora técnica de Gestão de Pessoas da Funase, Alexandra Wanderley, e da diretora do Cefospe, Marilene Borges, que afirmou ser gratificante receber a Funase para formações e ainda ressaltou a parceria entre as instituições.
O curso será dividido em três módulos, cada um com 20 horas/aula. Os participantes receberão o certificado no fim das atividades. O primeiro, ministrado pelo gestor governamental da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) Mauro Odilon, será sobre Gestão Pública e abordará temas como “Estado, Governo e Administração Pública”, “Modelos Teóricos da Administração Pública”, “Evolução da Administração Pública no Brasil”, “Governança, Governabilidade e Accountability”, “Controle da Administração Pública” e “Políticas Públicas”.
O segundo módulo será sobre Planejamento e Gestão no Setor Público e abordará a “Contextualização da gestão para resultados no setor público”, “Estratégia para o setor público”, “Visão sistêmica da gestão organizacional”, “A importância do planejamento”, “Definindo indicadores de desempenho e metas” e “Execução, monitoramento e avaliação da estratégia”. As aulas serão ministradas pela gestora governamental da Seplag Herlane Martins. Já o último módulo ficará sob a responsabilidade de Alexandra Wanderley, abordando “Compreensão de si mesmo e dos outros”, “Comunicação eficaz”, “Construindo equipes e otimizando resultados”, “Administração de tempo e estresse” e “Liderança”.
O PDG é disponibilizado pela Secretaria de Administração (SAD) e tem como foco capacitar os gerentes e as chefias em temas contemporâneos, promovendo o acesso a novos conceitos administrativos que favoreçam a construção crítico-construtiva sobre o papel do líder nas organizações públicas. “Essa iniciativa objetiva, sobretudo, otimizar a gestão nas unidades de atendimento, pois, por meio da qualificação continuada dos nossos gestores, estaremos cada vez mais alinhados e em sintonia com objetivos e metas da administração pública, além de estarmos mais preparados para enfrentar novos desafios do cotidiano”, afirma a diretora geral de Gestão do Trabalho e Educação da Funase, Nadja Oliveira.
O formato do curso, com aulas semanais se estendendo até novembro deste ano, tem o objetivo de não prejudicar a rotina de atividades dos coordenadores nas unidades onde atuam. “A Funase ingressou no PDG com o objetivo de dar uma maior autonomia aos gestores, tanto na área da gestão pública, como no planejamento. A capacitação é importante também para que haja uma interação entre os participantes e para que revisem alguns conceitos e técnicas comportamentais”, avalia a assessora técnica de Gestão de Pessoas da Funase, Alexandra Wanderley.