A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), ganhou uma nova Casa de Semiliberdade (Casem). Situada em Olinda, no Grande Recife, a unidade dispõe de 20 vagas para adolescentes com idade a partir de 17 anos que estejam em cumprimento de medida socioeducativa com restrições de liberdade. Nesse regime de atendimento, os socioeducandos devem ficar na Casem durante a noite e nos períodos do dia em que não tiverem atividades externas, podendo deixar o local para ir à escola, nos dias úteis, ou à residência de familiares, nos fins de semana.
A Casem Olinda passou a funcionar nesta semana e recebeu o público que era atendido na Casem Rosarinho, no Recife, que passará por reforma e, em breve, receberá adolescentes do sexo masculino de uma faixa etária menor. Com o término das obras, portanto, a Funase terá ampliado em mais 20 o número de vagas na semiliberdade. Essa é a oitava unidade do tipo em funcionamento no Estado. A instituição ainda conta com casas de semiliberdade em Caruaru, Garanhuns e Petrolina, no Interior. No Recife, há a Casem Casa Amarela e a Casem Areias, para o público masculino, e a Casem Santa Luzia, para o feminino.
Para a presidente da Funase, Nadja Alencar, a instalação da Casem Olinda se soma aos esforços para a melhoria do atendimento socioeducativo. “Começamos a operação dessa Casem em um ambiente novo. E, além desse reforço na semiliberdade, estamos prestes a iniciar o funcionamento de outras unidades, só que do regime de internação, cumprindo pontos do planejamento que foi feito meses atrás e melhorando o atendimento aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas”, destacou.