O grandioso desfile do Galo da Madrugada 2018 acontecerá neste sábado, 10 de fevereiro. Com um total de 30 trios elétricos e seis alegorias, o bloco este ano vai ser uma viagem no tempo, enaltecendo os antigos carnavais. O tema é “Galo: 40 anos promovendo o folclore e a cultura pernambucana”.
Os foliões costumam chegar logo cedo, por volta das 7h, para já irem se esquentando para a saída do bloco, que começa entre 9h30 e 10h. O trajeto tem início em frente ao Forte das Cinco Pontas e segue em direção à Rua Imperial, Praça Sérgio Loreto (sede do Galo), bem como nas avenidas Dantas Barreto e Guararapes.
A primeira alegoria a tomar conta das ruas será o carro ‘Clarins e Trombetas’. Nele, 12 músicos anunciam a chegada do Galo da Madrugada, considerado pelo Guiness Book, desde 1994, como o maior bloco do mundo. As fantasias vão se remeter ao fogo, tratado pela agremiação como a “fervura do frevo”. Encerrando o desfile, o carro ‘Galo no Brasil e no Mundo’ homenageará outros blocos que também arrastam multidões nas festividades de Momo.
Não é necessário comprar camisa ou ter qualquer custo para participar. Porém, muitos foliões preferem fugir da aglomeração e curtir o desfile com mais segurança e conforto nos camarotes que existem no percurso.
História
O Galo da Madrugada surgiu sem muita pretensão, em um pequeno desfile de um clube de máscara criado por amigos em 1978. Em 1991, ele já se transformava, em seu 14º ano de Carnaval, na maior agremiação de Pernambuco.
Mas foi em 1995 que o Galo levou o título de maior bloco carnavalesco do mundo, com mais de um milhão e meio de foliões. A agremiação tornou-se Patrimônio Imaterial de Pernambuco, através de lei assinada pelo ex-governador do Estado, Eduardo Campos.