Como já é tradição, a Faculdade UNINASSAU Caruaru realiza semestralmente o Projeto Capacita, que tem o objetivo de oferecer cursos para ajudar na profissionalização de alunos e comunidade em geral durante o período de férias. E um dos cursos que serão ofertados aos participantes é o de “Elaboração de geleias caseiras para comercialização”, que será realizado pelo curso de Nutrição e acontece no dia 28 deste mês, das 19h às 22h.
A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site. O participante deve levar, no dia do curso, 1 kg de alimento não-perecível, que será recebido no Núcleo de Atendimento ao Educando (NAE). Esses alimentos serão doados à população de comunidades carentes. A atividade será realizada no laboratório de técnica dietética da Faculdade. O participante deverá estar vestido com roupa branca, calçando sapato fechado e portando jaleco.
O tema do curso será ministrado pela docente dos cursos Nutrição e Farmácia da UNINASSAU, mestra em Saúde Humana e Meio Ambiente e nutricionista, Francyelle Amorim Silva. Ela explica que durante o curso de produção de geleias caseiras para a comercialização, será abordada a função dos componentes da geleia, em especial o papel da pectina e o processo de obtenção da mesma, como irá acontecer o processo de formação da geleia e algumas estratégias para a comercialização e marketing do produto.
“Tendo em vista que as perdas de frutas na agricultura são elevadas, tanto do ponto de vista da produção quanto do consumo, se faz necessário o desenvolvimento de novos produtos para servir de estímulo aos pequenos agricultores e as famílias que precisam de uma renda extra, a aumentar o seu potencial produtivo e até mesmo competitivo, uma vez que o desperdício de frutas em estado avançado de maturação pode ser advindo do desconhecimento de como aproveitar esses insumos”, afirma a professora.
Assim, conclui a docente, a sustentabilidade é a palavra-chave do curso, já que “a utilização de frutas, que antes iriam ser desperdiçadas, toma uma nova forma, passando a constituir um novo produto bastante rentável, uma vez que o mercado de doces, geleias e compotas possui um público diversificado encontrado nos mais diversos segmentos”.