A agenda repleta de compromissos e responsabilidades fazem com que os pais encontrem dificuldades para acompanhar de perto a vida escolar dos filhos. Porém, a demonstração de interesse pela formação educacional da infância e da juventude como fator primordial para um processo de aprendizagem bem-sucedido é um consenso entre os especialistas. Atento à importância de pais e famílias cientes e envolvidos no cotidiano dos alunos, o Colégio GGE desenvolve o “Programa de Formação de Pais Presentes”, iniciativa inovadora que une educação e tecnologia na melhoria do desempenho dentro e fora da sala de aula.
O GGE Caruaru será a primeira unidade da rede a receber o programa. Nesta semana, haverá a realização de dois encontros, nos dias 22 e 23 de março, das 7h30 às 9h, com pais ou responsáveis dos alunos do 6º e 7º anos e do 8º e 9º anos, respectivamente. Em cada encontro, a equipe do GGE passará orientações sobre práticas e ferramentas inovadoras que visam integrar os pais à vida escolar dos filhos de maneira dinâmica e atualizada. O programa demonstra que a participação familiar não precisa ficar restrita ao modelo tradicional e que deve ir além de reuniões entre pais e professores, desenvolvendo-se de maneira ativa e constante através, por exemplo, dos aplicativos e do suporte digital que o sistema de ensino da instituição oferece.
Os benefícios do programa serão sentidos por pais e filhos. “Para os pais, é uma oportunidade de atualização tecnológica que fará com que eles estejam mais familiarizados com as possibilidades que o meio digital dispõe, que vão desde o encurtamento de distâncias e rompimento de barreiras geográficas até ao acesso de conteúdos educacionais, pedagógicos e informativos que são vivenciados pelos estudantes. Já os alunos, aos perceberem que as famílias se interessam por seus estudos e por suas experiências escolares, irão se sentir motivados a melhorar o desempenho e o comportamento, o que irá impactar positivamente na segurança, na autoestima e nas habilidades cognitivas e sociais”, afirma Tayguara Veloso, gestor pedagógico do Colégio GGE.
Para o sócio-diretor do GGE, Herbetes de Hollanda, a relação entre pais, professores e alunos precisa ser fortalecida constantemente para garantir o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes. “O GGE quer contribuir para que os pais estejam mais próximos do processo educacional dos filhos e para que eles entendam as ferramentas que disponibilizamos neste sentido. Acreditamos que é papel da escola gerar a oportunidade de comunicação, alinhando educação e tecnologia para caminharem juntas em prol dos alunos. Por isso, estamos promovendo a ambientação dos responsáveis com o universo digital para que eles tenham condições de se fazerem mais presentes”.