Gilberto Gil, um dos fundadores do movimento tropicalista, que teve sua efervescência no final da década de 60 – inclusive, o cantor foi preso, junto com Caetano Veloso, por decreto da Ditadura Militar, que cercou a liberdade artística -, se apresentará neste sábado, dia 31, no festival Sarará, em Belo Horizonte – MG, no palco Tropical Transforma – parte da plataforma musical da Devassa. O cantor, que tem um longo histórico na música, sendo um dos grandes expoentes da construção da identidade musical brasileira, apresentará canções do álbum “OK OK OK”, lançado em agosto de 2018, além dos maiores sucessos, como “Domingo no Parque”, “Aquele Abraço” e “Viramundo”.
A apresentação promete ser marcante, cheia de personalidade da tradicional música popular brasileira. Além de Gil, se apresentam no mesmo palco Lagum + Iza, Duda Beat + Pabllo Vittar; o que caracteriza o palco como um espaço de encontros de nomes clássicos e contemporâneos.
Além do palco, a plataforma Tropical Transforma levará uma estrutura de estúdio ao festival, onde grava bate-papos com artistas como Duda Beat e Djonga, e que serão disponibilizados no podcast Tropical Transforma, no Spotify. Os participantes falarão sobre a atual cena de música brasileira, suas referências musicais e indicará novos artistas para todos ficarem de olho. Com episódios semanais, publicados às quartas-feiras, o podcast Tropical Transforma traz conteúdo direcionado aos amantes de música, e para quem deseja entender mais sobre os movimentos sócio-culturais recentes que vêm ressignificando a música brasileira.
Os próximos festivais por onde a Plataforma passará são SERASGUM (Belém – PA), RADIOCA (Salvador – BA), DOSOL (Natal – RN) e WEHOO (Recife – PE).