Governadora Raquel Lyra inaugura Sala de Parto Humanizado no Hospital Regional de Afogados da Ingazeira

As mulheres do Sertão do Pajeú ganharam um espaço para dar à luz com mais conforto e segurança com a inauguração da Sala de Parto PPP do Hospital Regional Emília Câmara (HREC), em Afogados da Ingazeira. Cumprindo extensa agenda de compromissos na região, a governadora Raquel Lyra entregou o equipamento nesta terça-feira (25), dando um importante passo na melhoria da assistência obstétrica na região com investimento de R$ 186,3 milhões.

“A inauguração da Sala de Parto Normal é uma conquista histórica para as mulheres dessa região que agora podem ter seus filhos com mais conforto, segurança e, principalmente, com um atendimento humanizado. A obra integra nosso compromisso com a saúde, buscando garantir mais qualidade de vida e um ambiente acolhedor para as mães e seus bebês”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Com quatro leitos integrados para as fases do Pré-parto, Parto e Pós-parto (PPP), o espaço visa oferecer uma experiência mais tranquila e menos invasiva durante o trabalho de parto. O ambiente possibilita que as gestantes permaneçam no mesmo local durante todo o processo, sem a necessidade de deslocamento para outras áreas do hospital. Além disso, a sala ainda conta com recursos que permitem que as mulheres escolham a posição que desejam para dar à luz, promovendo um parto mais ativo e participativo.

“Entregamos um centro de parto com leitos, uma banheira, inclusive aquecida, para as mulheres que optam pelo parto humanizado. Os espaços garantem a privacidade e seguem as normas recomendadas pelo Ministério da Saúde, com saída direta para o bloco cirúrgico e para a enfermaria, garantindo que as mulheres sejam atendidas de forma humanizada, com qualidade e segurança”, detalhou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

A abertura da sala é parte de um projeto maior de humanização do atendimento obstétrico no Hospital Regional Emília Câmara. A equipe de profissionais de saúde, incluindo obstetras, enfermeiros e técnicos, tem passado por capacitações para oferecer um atendimento respeitoso e individualizado. O equipamento tem decoração acolhedora e iluminação planejada, além de equipamentos modernos, como uma banheira de hidromassagem, projetada para proporcionar relaxamento e alívio da dor durante o trabalho de parto, conforme as preferências e necessidades da gestante, priorizando o conforto e a privacidade.

O prefeito do município, Sandrinho Palmeira, celebrou a instalação do equipamento na cidade. “O interior está sendo atendido da melhor forma possível, com igualdade. Essa descentralização das ações é muito importante, e o povo do Pajeú agradece”, declarou.

O investimento total de R$ 186,3 milhões abrange custos com materiais, mão de obra e equipamentos necessários para a operacionalização do serviço, incluindo a adequação do espaço físico às normas técnicas e o treinamento da equipe multiprofissional.

O deputado federal Carlos Veras ressaltou a importância de garantir mais acesso à saúde no Pajeú, especialmente para as mães da região, que, até então, precisavam se deslocar para outras localidades. “Estávamos ficando sem filhos do Pajeú. É muito importante ampliar, inclusive, para que mais mulheres possam dar à luz aqui. Tenho certeza de que o povo do Pajeú está muito grato e feliz em poder ter seus filhos aqui em Afogados da Ingazeira, no Regional”, celebrou.

“O equipamento está completo, de primeiro mundo, melhor que muitos hospitais privados em Pernambuco. Isso mostra o compromisso do governo com as famílias, com os filhos e com as mulheres do nosso Estado”, afirmou o deputado estadual Romero Sales Filho.

Acompanharam a governadora na entrega o prefeito de Iguaracy, Pedro Alves; o gestor geral do HREC, Sebastião Duque; além de vereadores e lideranças políticas da região.

Foto: Janaína Pepeu/Secom