Governo lança prêmio para incentivar a preservação da cultura em PE

Incentivar a defesa das expressões artísticas do nosso Estado é o objetivo do prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco, lançado, nesta segunda-feira (17), pelo Governo, em solenidade no Teatro de Santa Isabel. O governador Paulo Câmara assinou o decreto instituindo a premiação durante a abertura da VIII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, que segue até esta sexta-feira (21), com eventos em sete municípios.
 
A coordenação será da Secretaria de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Poderão participar os projetos que tenham sido desenvolvidos ou estejam em desenvolvimento no Estado até o ano corrente. O edital contemplará três categorias: formação (ações educativas); promoção e difusão (comunicação e mídia); além de acervos documentais e memória cultural. A iniciativa, que será realizada anualmente, disponibilizará R$ 60 mil em premiação. O 1º colocado de cada categoria receberá R$ 20 mil. 
 
Para o chefe do Executivo estadual, a seleção pública é mais uma ferramenta adotada no intuito de proteger o legado do povo. “É muito importante que a cultura chegue a todos. Desde que iniciei essa gestão, tenho trabalhado para tirar ações desse tipo do papel. O nosso desejo é que a cultura seja protegida pelos mais experientes e vivida pelos jovens. Fazer cultura exige a capacidade de agir, de pensar e de estar junto, além de escutar os opostos. Mas, acima de tudo, é preciso ter a capacidade de realizar e criar, oferecendo as oportunidades”, assegurou Paulo.
 
O governador também afirmou que a preservação dos aspectos culturais faz parte do desenvolvimento de uma nação. “Sabemos que os municípios buscam, cada vez mais, se desenvolver, de maneira econômica e social, garantindo, ainda, um meio ambiente protegido. Sabemos que tudo isso é possível. E tudo vai se fortalecer se mantivermos a nossa história e tradição, preservando as nossas raízes”, argumentou Câmara.
 
Ao destacar a importância da premiação, o secretário de Cultura, Marcelino Granja, disse que a preservação do patrimônio dialoga com a juventude. “A nossa política do patrimônio foca na preservação e integração das cidades. O povo é vocacionado a contribuir para os processos construtivos, e nós temos que fazer dessa política um instrumento para transformar vidas. Desta forma, vamos cuidar da preservação do passado, mas olhando para o futuro”, ressaltou.
 
HOMENAGEADO – Engenheiro, professor, intelectual e gestor público, Ayrton de Almeida Carvalho foi escolhido para dar nome à premiação como forma de reconhecimento à importante contribuição do seu trabalho na implantação da Superintendência do Iphan no Estado; e por sua atuação como professor na Universidade Federal de Pernambuco, formando profissionais que desenvolvem práticas de preservação dos bens culturais materiais.
 
“Uma singela homenagem a um homem que defendeu fortemente a nossa cultura. Uma pessoa que provou que é possível avançar cada vez mais valorizando as expressões. O decreto foi assinado hoje e o edital será lançado em dezembro. E eu quero estar aqui no dia da cerimônia entregando essa premiação”, pontuou Paulo Câmara.
 
A SEMANA – Criada com o objetivo de comemorar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado hoje, a Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco chega à sua oitava edição com debates sobre as mais diversas questões consideradas essenciais para a compreensão das formas de constituição, valorização, reconhecimento e preservação dos patrimônios culturais.
 
Presidente da Fundarpe, Márcia Souto explicou que o evento foi formatado para ampliar a participação da sociedade, e que os trabalhos já foram iniciados em sete municípios pernambucanos: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Paudalho, Caruaru e Brejo da Madre de Deus. “Temos uma oportunidade única para debater sobre o futuro das nossas expressões culturais”, convidou.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *