Gravatá instala semáforos em LED

A Prefeitura de Gravatá e o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) são parceiros na troca dos semáforos veiculares no centro da cidade. Os novos equipamentos, que começaram a ser instalados nesta terça-feira (22), possuem lâmpadas de LED garantindo, assim, maior visibilidade, segurança e economia de energia. Nos locais onde foram realizadas as trocas, não houve alteração na programação do funcionamento dos semáforos e nos sentidos das vias. 

 
Foram trocados os semáforos veiculares do cruzamento da Rua Rui Barbosa com a Rua Vereador Elias Torres (por trás da Igreja Matriz), do cruzamento na Rua Cleto Campelo e da Rua João Pessoa com a Ponte do Camelo e Rua Estavam Câmara (Prefeitura). No cruzamento da Ponte do Comércio com a Avenida Agamenon Magalhães, Rua Quintino Bocaíuva e Rua José Vieira, além dos semáforos veiculares, também foram trocados os semáforos de pedestres. 

Os equipamentos anteriores utilizavam lâmpadas incandescentes que, além de consumir mais energia, podem causar acidentes por causa do “efeito fantasma” – no qual a luz do sol faz com que pareça que o mesmo esteja aceso.

Com a troca dos equipamentos, os benefícios acontecem nos quesitos segurança no trânsito e economia. É que, além do baixo consumo com as lâmpadas de LED, quando a economia pode chegar até 80%, também se economiza na isenção de manutenção periódica. Um módulo iluminado à LED tem durabilidade de 90 mil horas, enquanto que as lâmpadas convencionais têm estimativa de apenas 8 mil horas.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *