Grupo de psicólogos e terapeutas realizam ação gratuita neste sábado

O mês de janeiro é uma espécie de portal, entre ciclos que se fecham e que se abrem. Para alguns, é necessário um jogo de cintura e habilidades emocionais extras na hora de encarar tantas demandas e expectativas. Não à toa, desde 2014, é realizada a campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo colocar em pauta, sem tabus, a importância de cuidar da saúde mental.

Para conscientizar sobre o assunto, o Hospital Virtude realiza ação aberta ao público neste sábado (28/01), das 8h às 14h, no Segundo Jardim de Boa Viagem, zona Sul do Recife. Integrantes da equipe (incluindo psicólogos, terapeutas de atividades complementares, enfermeiros e educador físico) estarão disponíveis em estrutura armada ao lado da Academia da Cidade para auxiliar gratuitamente a quem por lá passar, oferecendo os seguintes cuidados:

• Dedo de Prosa (papo sobre saúde mental)
• Aromaterapia
• Musicoterapia
• Exercícios funcionais
• Aconselhamento sobre controle de ansiedade

“Ainda há muito tabu e preconceito na hora de cuidar da saúde mental, o que dificulta o diagnóstico e, claro, o tratamento de transtornos, que crescem vertiginosamente, agravando-se com a chegada da pandemia da Covid-19, em que o isolamento social foi necessário”, reflete o psiquiatra Pedro Ulisses, do Virtude. E as estatísticas corroboram com a opinião do especialista. O Brasil é o país mais ansioso do planeta: cerca de 18,6 milhões de brasileiros sofrem de ansiedade, segundo dados da OMS. A mesma Organização Mundial da Saúde constatou, em 2022, que quase um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, vivem com algum transtorno mental. A entidade estima que, só no primeiro ano da Covid, os casos de ansiedade e depressão aumentaram cerca 25%.

Mas o processo de evolução dos transtornos, definitivamente, vai além do divã terapêutico e dos medicamentos (se necessários, seguindo avaliação psiquiátrica). Os
tratamentos convencionais são ainda mais eficientes quando complementados com terapias alternativas. Uma delas é a musicoterapia. A música é uma ferramenta altamente eficaz no tratamento de condições clínicas, na promoção de saúde mental e bem-estar. Comprovada em estudos como um estímulo positivo para o cérebro, ela mexe com sistemas neuroquímicos que regulam a disponibilidade de substâncias diretamente relacionadas às experiências de recompensa, à regulação de níveis de excitabilidade e estresse.

“Os momentos de prazer intenso gerados pela escuta musical são acompanhados de um aumento na liberação de dopamina, acompanhada por alterações em nosso sistema nervoso autônomo, que regula algumas funções do organismo, como mudanças na frequência cardíaca e na taxa de respiração, por exemplo”, explica Ulisses.

Em Pernambuco, no Ceará, Distrito Federal e em Goiás, os cuidados com a saúde mental contam com o aparato do grupo Virtude, de atendimento ambulatorial, de convivência, home care e internação. É um dos maiores ecossistemas especializados no cuidado com a saúde mental, com clínicas e hospitais, oferecendo tratamento para diversas dificuldades mentais e emocionais, incluindo ansiedade, dependência em internet,
depressão, pânico, transtornos alimentares, dependência química e alcoolismo, sempre com estrutura de alto padrão e profissionais renomados.

“Mais do que tudo, o paciente necessita de um cuidado humanizado, multiprofissional e integral para que possa, verdadeiramente, estabelecer vínculos e abrir passagem para o cuidado adequado”, destaca Ulisses. E não faltam possibilidades para ampliar o tratamento do paciente – entre outros, psicoterapias, pilates, yoga, arteterapia, musicoterapia, nutrição, fisioterapia e clínica médica.

Hospital Virtude – Recife
Espaço Conviver
Av. Eng. Domingos Ferreira, 310, Pina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *