Entre as áreas presentes no estudo e mercado de trabalho das engenharias, está a de hidráulica. Ela está presente de maneira constante no dia a dia de todas as pessoas e atua como um dos ramos mais típicos da engenharia civil, cujas obras estão relacionadas com os líquidos e os gases.
Segundo a professora da Faculdade UNINASSAU Caruaru e Mestre em Irrigação e Drenagem e Doutora em Engenharia Agrícola, Paula Carneiro Viana, na área da hidráulica, o engenheiro desempenha funções de projetar, planejar, construir e operar as obras hidráulicas, baseando-se nas pesquisas e apoiando-se de maneira geral em resultados experimentais.
“Qual o caminho que a água percorre até chegar na torneira das nossas casas? São as obras hidráulicas que nos permitem ter água potável em casa, simplesmente abrindo um registro ou uma torneira”, explica.
Ainda segundo a professora, a engenharia hidráulica está inclusa na maioria das obras que conhecemos, tais como: represas; estações elevatórias de bombeamento; redes de coleta, tratamento de água e esgoto sanitário; instalações hidráulicas prediais e industriais; redes de distribuição, como as adutoras; na agricultura, no que se refere à irrigação, drenagem e reuso de água, bem como, em estruturas de geração, armazenamento e controle dos recursos hídricos, como as barragens.