Hospital Mestre Vitalino mantém alto padrão em práticas de segurança do paciente

O Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, foi mais uma vez reconhecido nacionalmente por seu compromisso com a segurança do paciente. Nesta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou os resultados da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente 2024, e o HMV manteve um alto nível de conformidade, reforçando seu compromisso com a qualidade e a segurança na assistência à saúde.

A avaliação faz parte do Plano Integrado para Gestão Sanitária da Segurança do Paciente, iniciativa que busca garantir a implementação de boas práticas em hospitais e serviços de saúde de todo o Brasil.

Para o Hospital Mestre Vitalino, esse resultado reafirma o trabalho contínuo de toda a equipe em prol de uma assistência cada vez mais segura, eficiente e humanizada. “Receber novamente esse reconhecimento nacional é uma confirmação do nosso compromisso diário. Trabalhamos continuamente para garantir que as boas práticas sejam aplicadas em todas as etapas do cuidado. É um esforço coletivo, que envolve toda a equipe assistencial e de apoio”, destaca Jordanna Batista, enfermeira responsável pelo setor da Qualidade no HMV.

O processo é voluntário e ocorre anualmente, sendo coordenado pelas Vigilâncias Sanitárias Estaduais, com apoio técnico da Anvisa. Os hospitais são avaliados com base em 21 indicadores que envolvem aspectos fundamentais da segurança do paciente, como uso seguro de medicamentos, prevenção de infecções, notificação de eventos adversos e prevenção de quedas, entre outros.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.