Com perfil de alta complexidade, o Hospital Mestre Vitalino (HMV) solicita com frequência hemocomponentes ao Hemope. Desta forma, toda a equipe multidisciplinar da unidade promove de forma contínua a campanha interna de incentivo à doação de sangue. Na última semana, os gestores do Hemope estiveram no HMV para reforçar a parceria com o Hospital e conversar sobre a situação atual de baixo estoque.
“As equipes do HMV orientam os familiares e acompanhantes dos pacientes de todos os setores, com foco ampliado aos pacientes dos setores da cardiologia, a irem doar sangue e encaminhar outras pessoas para a doação. Este trabalho é diário e visa favorecer o estoque do hemocentro. Devemos sempre lembrar que sangue não se vende, precisamos contar com o apoio de cada pessoa na ampliação dos números de doação para que possamos ajudar a salvar vidas”, reforça Kássia Santos, coordenadora do Serviço Social do HMV.
Para a doação é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg e possuir boas condições de saúde. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
“Essa parceria é de fundamental importância para nossa assistência. A reposição desses componentes através da doação é o que possibilita a manutenção do estoque que temos na Agência Transfusional à disposição do paciente”, destaca Rachel di Paola, biomédica coordenadora da agência transfusional do HMV. O HEMOPE Caruaru funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h.