Um departamento exclusivo para acompanhamento e implantação de processos que garantam a qualidade dos serviços ofertados e a segurança dos pacientes que utilizam os serviços do Hospital. Além de todas as mudanças na estrutura física, pelas quais vem passando nos últimos anos, o Hospital Santa Efigênia está focado em aprimorar seus protocolos, mexendo na cultura organizacional, em busca da excelência.
Segundo Renata Mendonça, Coordenadora de Qualidade do HSE, as mudanças incluem a implantação de diversas ações de alinhamento dos processos internos e de gestão assistencial, pautadas no cuidado e qualidade de atendimento, proporcionando ao usuário do HSE, uma experiência diferenciada.
Entre todas as tarefas que estão sendo realizadas, destacam-se, por exemplo, o acompanhamento do Manual Brasileiro de Acreditação (modelo da Organização Nacional de Acreditação); autoavaliação dos setores, auditorias internas e diagnóstico institucional, além do apoio aos setores na preparação para acreditação hospitalar; assessoria quanto às legislações (ANVISA) e adequação de áreas e ajustes de fluxo e processos.
O acompanhamento tem acontecido em todos os setores para que cada área possa ter o apoio necessário para elaboração e atualização de seus próprios manuais de qualidade, procedimentos, normas e rotinas dos processos existentes no HSE.
A coordenação do setor também tem atuado no suporte à Central de Relacionamento com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento de instrumentos para avaliar satisfação dos clientes. Desta forma, será possível entender os anseios dos pacientes e acompanhantes e direcionar as ações para resolução dos problemas de maneira mais efetiva.
“O resultado que esperamos nesta busca por mudanças é passar pelo processo de acreditação hospitalar realizado pela ONA, alcançando a excelência no cuidado seguro, centrado no bem estar dos pacientes e usuários em geral”, finalizou a coordenadora.