Nesta sexta-feira (02), a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas) e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) desembarcam em Pesqueira, agreste pernambucano, para mais uma edição da I Caravana de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco. O evento integra ao Festival Pernambuco Meu País, promovido pelo Governo do Estado.
“É de grande importância a nossa participação, para podermos interiorizar as ações da Semas e da CPRH. Excelente oportunidade para interagirmos com os municípios”, comentou a gerente geral de Educação Ambiental da Semas-PE, Marília Arruda.
Em Pesqueira, durante a manhã, a Caravana vai promover uma sessão solene com os gestores municipais para a apresentação das ações de proteção ambiental e sustentabilidade desenvolvidas pela Semas e a CPRH. A partir das 14h, as equipes vão promover um cine ambiental, em parceria com a Mostra Ambiental de Cinema do Recife (Maré), no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), no campus Pesqueira.
Após a exibição dos filmes, o produtor cinematográfico Diego Xukuru, da Ororubá Filmes. vai debater sobre os temas apresentados. O evento será aberto para a comunidade escolar e o público em geral do entorno.
Além disso, a CPRH vai promover uma ação de desbloqueio e regularização dos cadastros do Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SISPASS) para os criadores de passeriformes em Pernambuco. De acordo com a gerente da Unidade de Educação Ambiental da CPRH, Ana Gama, esta é uma atividade importante para a Agência.
“A ação será realizada pela Gerência de Fauna com a participação de três técnicos da CPRH em um serviço de apoio aos criadores de passeriformes”, ressalta Ana Gama.
As equipes também vão aproveitar a visita aos municípios para mapear as ações de Educação Ambiental realizadas em Pernambuco.
“O levantamento será realizado por meio de um formulário que será preenchido por todos os atores que desenvolvam ações de Educação Ambiental em Pernambuco. O resultado servirá para nortear futuras ações e subsidiar mais precisamente a implementação da Política Estadual de Educação Ambiental”, explicou Marília Arruda.
A Caravana também vai seguir para Caruaru (09 de agosto), Triunfo (16 de agosto), Arcoverde (23 de agosto) e Buíque (30 de agosto).