A Presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco (CGJ-PE) reuniram-se com magistrados de mais de 20 comarcas, nas últimas terça e quarta-feira (10 e 11), durante o I Encontro Regional da Justiça, onde foi discutido um plano de gestão para as unidades judiciais com o objetivo de agilizar a tramitação processual. A abertura do evento, realizado em parceria com a Escola Judicial, aconteceu no Salão do Tribunal do Júri do Fórum Juiz Demóstenes Batista Veras, em Caruaru, com as presenças do presidente Adalberto de Oliveira Melo, o corregedor Fernando Cerqueira e o diretor da Escola Judicial, Jones Figueirêdo.
Mais de 50 magistrados foram convocados para o encontro durante os dois dias, onde foram apresentadas as metas da Corregedoria, com foco na movimentação dos processos paralisados há mais de 100 dias. Também foi promovido o workshop “Inspeção nos serviços extrajudiciais”, considerando a necessidade de o magistrado, na condição de juiz corregedor permanente da sua unidade judiciária, bem como perante as serventias extrajudiciais, promover fiscalização contínua nos serviços prestados por essas unidades.
Na ocasião, foi realizado um curso, através da Escola Judicial, para os chefes de Secretaria para que possam planejar estrategicamente a execução do plano de ações e agilizar a tramitação processual nas unidades em que atuam. A presidência também apresentou o projeto do Programa de Produtividade que está sendo desenvolvendo em parceria com a Corregedoria e sob a orientação da Coordenadoria de Planejamento Estratégico do Tribunal (Coplan). Nos dias 17 e 18 de abril, o II Encontro Regional será promovido em Garanhuns, com magistrados de 16 comarcas, no Salão do Tribunal do Júri do Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite.