O prefeito do município de Ibirajuba, Sandro Arandas, esteve reunido em videoconferência com a promotora da cidade, Gabriela Lima, ontem (14), e ficou acertado diversas medidas. Essas medidas foram organizadas em um novo decreto editado pelo Poder Executivo municipal. O Decreto de número 013 deste ano define, no âmbito socioeconômico, medidas restritivas temporárias adicionais para enfrentamento do coronavírus. A reunião ainda contou com a participação da secretária de Saúde, Márcia Oliveira, do Procurador-Geral do Município, Dr. Elisson.
O decreto determina que as pessoas advindas de locais onde haja confirmação de casos de coronavirus, desde que estejam sintomáticas ou que tenham tido contato com pessoas comprovadamente infectadas, deverão se submeter à investigação médica, caso o profissional responsávcl pelo acompanhamento constate haver fundadas suspeitas de contaminação pelo Covid-19.
Durante a investigação, o investigado deverá ficar em isolamento domiciliar, até que sobrevenha o resultado do exame médico. Caso o resultado do exame seja positivo, a pessoa infectada deverá ficar em isolamento domiciliar pelo tempo recomendado pelas autoridades sanitárias, a fim de evitar a propagação e disseminação do coronavírus, sob pena de condução coercitiva e responsabilização pelos órgãos competentes.