Imposto de Renda 2024: entenda como funcionam as deduções e como aproveitá-las

Com o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 se aproximando, muitos contribuintes ainda têm dúvidas sobre as deduções permitidas pela Receita Federal. Para ajudar a evitar erros e garantir economia, o contador Paulo de Tarso esclarece quais são as principais despesas que podem ser abatidas e como se organizar.

“Gastos com planos de saúde, consultas médicas, exames, internações e tratamentos odontológicos podem ser integralmente deduzidos, desde que comprovados com recibos e notas fiscais.”, explica o contador. Além disso, despesas com educação formal, como ensino infantil, fundamental, médio, superior e pós-graduação, também podem ser abatidas, com limite individual estabelecido por contribuinte ou dependente. 

Cursos livres, como idiomas e informática, não são dedutíveis. É possível abater  um valor fixo por dependente informado na declaração. Ainda de acordo com o contador, incluir dependentes pode ser vantajoso, mas também exige cuidado com a documentação de rendimentos e despesas relacionadas a eles. 

Sobre as contribuições ao INSS, inclusive de empregados domésticos, podem entrar na lista de benefícios. Além disso, quem contribui com planos de previdência privada do tipo PGBL também pode aproveitar a dedução, respeitando o limite de 12% da renda bruta tributável. Outro ponto importante são as doações feitas a fundos da criança e do adolescente, idosos, cultura, esporte e saúde podem ser deduzidas, desde que respeitem os limites legais e sejam feitas a instituições cadastradas.

Para aproveitar ao máximo as deduções, Paulo de Tarso reforça a importância de reunir e guardar todos os comprovantes. “Uma boa organização documental é fundamental para evitar problemas com a malha fina e garantir todos os benefícios fiscais a que o contribuinte tem direito”, afirma.

SERVIÇO:

CSMalta Gestão Contábil

Instagram: @csmaltacontabilidade

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.