Indústria de equipamentos fitness se destaca por oferecer design premiado, alta qualidade e preço moderado

Tudo o que é relacionado ao mercado fitness está em alta atualmente. Para se ter uma ideia, a participação dos esportes no PIB brasileiro atingiu a marca de R$ 67 bilhões (1,6%) em 2011. Segundo o relatório da Pluri Consultoria, acredita-se que no ano de 2016 o crescimento foi de 22%, equivalente a 1,9% do PIB. Algumas empresas, no entanto, vêm se destacando neste mercado há muitos anos, como é o caso da Origym, indústria de equipamentos de musculação, que desde 1994 quando ainda se chamava Profitness, esbanja pioneirismo e visão de futuro, lançado já no seu primeiro ano de vida a 1ª Esteira Profissional (AP 9000) 100% produzida no Brasil.

Roberto Abdala, sócio proprietário da Origym, conta que desde o início os produtos tinham uma referência muito positiva no mercado, em relação a qualidade e durabilidade. “A partir de 2007 a empresa se reposicionou. Além das esteiras e bicicletas ergométricas, implantamos toda parte de equipamentos de musculação, aperfeiçoamos os produtos que já tínhamos e com isso completamos o nosso mix, podendo atender de maneira completa uma academia com tudo que ela pudesse precisar em termos de equipamentos de musculação e cardio. Em 2009 surgiu a marca Origym, que hoje é uma das mais bem-conceituadas do mercado nacional”, conta Roberto.

No mercado de franchising, as academias estão inseridas no segmento de Esporte, Saúde, Beleza e Lazer, que apresentou 18% do faturamento de 139,59 bilhões alcançado em 2015, segundo a Associação Brasileira de Franchising. Foi o terceiro melhor desempenho do setor, ficando atrás apenas dos segmentos alimentação e negócios/serviços/outros varejos. As franquias de academias crescem no país todo e movimentam o faturamento do setor. “Hoje se tem uma estrutura de academia, naquilo que se entende de boa qualidade, muito bem caracterizada. Essa modelação surgiu com as grandes redes a princípio, e já se vinha em um processo de disseminação desse modelo ideal. Nós oferecemos um equipamento nacional que tem uma aproximação muito grande, em termos de percepção de valor, com os tops de linha importados, porém, com uma condição de preço mais confortável. Assim podemos atingir um mercado de investimento moderado, mas que desejam ter uma estrutura muito similar a essas tops de linha”, explica o empresário.

Para Roberto, em tempos de concorrência acirrada, é importante que os donos de academias e estúdios tenham em mente que o equipamento funcionar bem, não quebrar ou ter uma boa assistência técnica é oferta mínima. “O que o seu equipamento precisa oferecer é posicionamento de mercado. Você precisa se diferenciar por ter equipamentos de alta qualidade, que cause um impacto positivo no aluno e ele sabendo do seu diferencial, fica menos suscetível a trocar você por outro estabelecimento. É isso que oferecemos na Origym: produto top de linha e valor de mercado”, define Abdala.

A integração entre o design inovador, ergonomia, funcionalidade e excelência biomecanica trouxe aos produtos Origym o reconhecimento do mercado confirmado pelo Prêmio Senai-SP Excellence Design concedido pela FIESP em conjunto com o SENAI/SP em 2010. “Na Origym acreditamos que, além de músculos, os equipamentos devem produzir encantamento, satisfação e principalmente fidelização aos alunos e assim garantir os melhores resultados”, finaliza Roberto Abdala.

Para conhecer mais a empresa e os produtos acesse o site www.origym.com.br

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