Inteligência Artificial e as melhorias na economia de Caruaru

Na época em que estamos vivendo em crise econômica por conta do Covid-19, diversas empresas tiveram que se submeter à queda expressiva da economia por todo mundo, gerando um desemprego em massa em todos os setores. Na cidade de Caruaru, a mais populosa do interior de Pernambuco e a terceira do Nordeste brasileiro, tem sido investido na Inteligência Artificial através de Machine Learning, essa pode ser uma solução para alavancar a economia da cidade.

É o que traz e sugere o especialista e professor do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade UNINASSAU Caruaru, Edgar Vasconcelos. “A Machine Learning trata de um conjunto de técnicas que integram o campo da Inteligência Artificial. É traduzida para o português como Aprendizado de Máquinas, sua aplicação à economia é bastante interessante. O aprendizado de máquinas usa algoritmo e modelos estatísticos que executam tarefas baseados em padrões e inferências”, explica.

Ainda segundo Edgar, a aplicação dos algoritmos de aprendizado de máquina na economia tem a capacidade de analisar centenas de milhões de bytes por segundos para encontrar o melhor modelo correlacionado com o problema. O professor cita cinco possibilidades de casos de uso de Machine Learning na Indústria e no comércio de Caruaru:

1) Melhoramento na Produtividade: Os algoritmos de Machine oferecem muitos casos de uso às empresas, elas podem utilizar os dados históricos, para prever o dia da semana e o horário de mais movimentação no comércio, permitindo que seja realizado de forma previa, promoções, estratégia de marketing.

2) Aprimoramento dos Produtos: Com o advento da Inteligência Artificial, produtos poderão ser adaptados para atender as expectativas do mercado local, aumentando a qualidade dos produtos e dos serviços oferecidos. Com isso o comércio e as indústrias poderão medir e analisar a demanda diária, mensal e anual dos seus produtos consumidos pelos clientes.

3) Detecção de Fraudes: Bancos e operadoras de cartões de crédito estiveram entre os primeiros a usar a aprendizagem de máquina. Eles costumam usar a tecnologia para identificar transações que podem ser fraudulentas.

4) Previsão de Demanda: Obter a quantidade certa de produto na localização certa é fundamental para o sucesso comercial. Os sistemas de aprendizagem de máquina podem usar dados históricos para prever as vendas de forma muito mais precisa e rápida do que os seres humanos podem por conta própria.

5) Sistemas de Recomendação: Os mecanismos de recomendação on-line usados por empresas como Amazon e Netflix estão entre os exemplos mais claros de aprendizado de máquina. Usando dados coletados de milhões de compradores e usuários, os sistemas de aprendizado de máquina são capazes de prever itens que você pode gostar, de acordo com suas compras anteriores ou hábitos de visualização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *