O presidente executivo da BioNTech SE, Ugur Sahin, disse nesta quinta-feira (20) que a vacina que sua empresa desenvolveu com a Pfizer Inc deve ser de 70% a 75% eficaz na prevenção de infecções da variante da covid-19 detectada primeiramente na Índia.
“Até agora, tivemos a chance de testar nossa vacina contra mais de 30 variantes do vírus. Ela se mostra eficaz contra mutações até agora”, disse Sahin, cientista alemão de pais turcos que falou em turco nos comentários televisionados.
Os testes desta semana se concentraram na variante indiana, disse. “Acreditamos que (a vacina) protege de 70% a 75% contra infecções”, disse depois de participar virtualmente de uma reunião do Conselho de Ciência do governo da Turquia.
O diretor regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta quinta-feira que as vacinas contra a covid-19 utilizadas na Europa, inclusive a da Pfizer-BioNTech, parecem capazes de proteger de todas as variantes que estão circulando e causando preocupação.
Sahin falou durante uma conversa televisionada com o ministro da Saúde turco, Fehrettin Koca, que disse separadamente que seu país registrou menos de 10 mil casos diários novos de coronavírus pela primeira vez desde 1º de março.