Os jornais são o principal meio de acesso à informação dos políticos no Brasil, com 20%, seguidos pela televisão (17%), portais de notícia (16%) e redes sociais (15%).
Entre os jornais, a Folha de S.Paulo lidera a preferência, com 24%. Na sequência, Globo e Estadão, com 18%, e Valor Econômico, com 16%.
Segundo pesquisa sobre Consumo de Informação dos Congressistas, realizada pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil e pelo DataPoder360, 71% dos congressistas consideram a repercussão de temas na mídia tradicional importante na hora de decidir votos.
Entre os entrevistados, 24% consideram a repercussão extremamente importante e 47% importante. Para 15% ela é mais ou menos importante e pouco importante para 12%. Outros 2% não souberam ou não responderam.
O levantamento foi realizado entre os dias 3 e 27 de junho com 297 congressistas de todos os partidos (40 senadores e 257 deputados). A seleção foi proporcional ao tamanho das siglas no Congresso Nacional.
Em relação às redes sociais, 98% dos políticos utilizam as mídias sociais em seus mandatos. Com 59%, o Facebook é a rede mais usada pelo eleitorado na comunicação.
Porém, as redes mais utilizadas pelos congressistas são o Facebook e o Instagram, com 31%, Twitter (27%) e o YouTube (10%).
Crédito da foto: EBC