O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) informa que o julgamento do ativista do Movimento Sem Terra, Antônio Honorato, acusado do homicídio consumado dos policiais Wagner Luís da Silva, José Wedson da Silva, João Arnaldo da Silva e Rafael Erasmo da Silva, será realizado pelo 4º Tribunal do Júri nesta quarta-feira (27/11), a partir das 9h, em plenário localizado no primeiro andar do Fórum Thomaz de Aquino, no Recife. O julgamento será presidido pelo juiz Abner Apolinário.
Em julgamento anterior, Antônio Honorato e outros três acusados foram absolvidos, porém o Ministério Público recorreu da decisão com relação ao ativista já mencionado e ao senhor Aluciano Ferreira dos Santos, morto em 05 de junho deste ano. O MPPE não apelou da decisão de absolvição de Homero Severino da Silva e Severino Alves da Silva.
Tramitação – O processo relacionado de NPU 0032645-71.2016.8.17.0001 foi desaforado da comarca de São Joaquim do Monte, pelo TJPE, sendo transferido para tramitar na 4ª Vara do Tribunal do Júri da Capital após a decisão de pronúncia do juízo daquela comarca. Em 06 de dezembro de 2017, os dois réus, Antônio e Aluciano, foram absolvidos pelo 4º Tribunal do Júri, com os demais.
O Ministério Público de Pernambuco apelou para anulação do julgamento. A 2ª Câmara Criminal do TJPE, por unanimidade, atendeu o pedido ministerial, de acordo com acórdão de 19 de abril de 2018, determinando que um segundo Júri fosse realizado. Dessa forma, ocorreu o agendamento da sessão do júri para esta quarta (27) no 4º Tribunal do Júri.