Livro aborda formação inicial dos professores no Brasil e em outros países

A profissão docente é a mais importante de uma sociedade e é essencial que os professores estejam preparados para lidar com toda a complexidade de um mundo em transformação. Por conta disso, a Fundação Santillana, juntamente com a Moderna se uniu ao Instituto Península e ao Movimento Profissão Docente para a publicação do livro O Papel da Prática na Formação Inicial de Professores, que traz para o centro do debate como formar melhor os professores para que eles sejam protagonistas no processo de aprendizagem, impactando, assim, de forma cada vez mais positiva na sociedade.

Organizado pelo Instituto Península e pelo Movimento Profissão Docente, o livro conta com a participação de vários autores em reflexões sobre a experiência na formação dos educadores no Brasil, Canadá, Estados Unidos e Portugal, trazendo também propostas para aumentar a qualidade no começo da formação dos profissionais. “É consenso, ao longo de todo o levantamento, que a discussão sobre a importância da prática se tornou fundamental, pois é por meio dela que os professores em formação compreendem o que é essencial no processo de ensino e aprendizagem e aumentam seus repertórios em relação às estratégias e aos métodos apropriados para ensinar conteúdos variados a alunos com necessidades distintas”, diz o prefácio da publicação.

“É essencial que os professores estejam preparados para lidar com toda a complexidade de um mundo em transformação. Por isso, fomos entender como acontece a experiência de formação em vários países, incluindo o Brasil, para refletirmos sobre as melhores práticas”, afirma Heloisa Morel, diretora-executiva do Instituto Península.

Segundos os autores, o professor precisa ter uma formação que atenda tanto os desafios pedagógicos e cognitivos como a novos estímulos, envolvendo cooperação, criatividade, conectividade, criticidade e comunicação.

A obra é dividida em sete partes, assinadas por Catarina Ianni Segato, Barbara Born, Paula Louzano, Cristián Cox, Julia Marfán, Maili ow e Ariane Faria dos Santos, que falam um pouco sobre como é possível transformar a formação dos professores pela prática, os diferentes modelos possíveis nessa formação inicial e análise de diferentes cursos de pedagogia nacionais e internacionais.

O livro é gratuito, em formato digital, e está disponível para download em http://fundacaosantillana.org.br/publicacao/o-papel-da-pratica-na-formacao-inicial-de-professores/

Eventos de lançamento:

29 de setembro (terça-feira), 14h

Live “Papel da Prática na Formação Inicial de Professores”
Debate com as autoras da publicação, Bárbara Born, Universidade Stanford (EUA), Catarina Segatto, Fundação Getúlio Vargas e Paula Louzano, Universidad Diego Portales (Chile).

Inscrição: http://live.institutopeninsula.org.br/livro-pratica-formacao-professores

1º de outubro (quinta-feira), 11h

Live: Lançamento do livro “Papel da Prática na Formação Inicial de Professores”

Debate com os diretores da Fundação Santillana, André Lázaro e Miguel Thompson com Ana Santiago, diretora da Faculdade de Formação de Professores da UERJ e Maria Alice Carraturi, doutora em Educação, especialista em formação de professores.

Ao vivo no Facebook (facebook.com/FundacaoSantillana) e no YouTube (youtube.com/EdModerna)

Sobre a Fundação Santillana

A Fundação Santillana dedica-se à produção, organização e difusão de informações que contribuam para que a Educação alcance os desejados padrões de qualidade e equidade. Constituída em 1979, atua na Ibero-América e no Brasil, aonde chegou em 2008. Por meio de suas publicações, cursos, seminários e oficinas e de parcerias com organizações nacionais e internacionais, busca compartilhar experiências inovadoras e difundir informações relevantes para a promoção do direito à Educação, componente indispensável para o fortalecimento de sociedades democráticas, justas e sustentáveis.

Sobre a Moderna

A Moderna na área de Literatura desenvolve conteúdos para que o aluno-leitor – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – ative sua capacidade de compreender, analisar e refletir. Com obras de ficção, não ficção e arte, o selo oferece recursos para que o professor tenha a sua disposição diferentes oportunidades de ensino, tais como: um plano leitor, apresentando os níveis de dificuldades de cada livro; um projeto de leitura, sugerindo atividades criadas por especialistas; e uma assessoria pedagógica específica para a necessidade da escola. Sempre em busca de novos caminhos para a excelência de suas publicações, em uma iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, trouxe com exclusividade para seu catálogo todas as obras do renomado autor Pedro Bandeira, criando assim um momento importante para a literatura brasileira infantil e juvenil. O sucesso desta ação foi repetido, com a escritora e ilustradora Eva Furnari, e com o autor Walcyr Carrasco, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e adaptador de clássicos da literatura.

Sobre o Instituto Península

O Instituto Península é uma organização do terceiro setor que atua nas áreas de Educação e do Esporte. Trabalha para aprimorar a formação dos professores porque acredita que eles são a base para uma escola pública de qualidade. Visa à formação integral de professores e estudantes para que sejam capazes de fazer escolhas melhores e terem uma vida mais plena. Foi fundado em 2010 pela família Abilio Diniz e tem como presidente do Conselho Ana Maria Diniz. Para mais informações acesse http://www.institutopeninsula.org.br .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *