Jaciara Fernandes- Jornal Vanguarda
A Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras (Acaccil) agendou, para as 20h da próxima quinta-feira (31), o lançamento do livro ‘Kermógenes Dias – O Crítico Literário’, que foi organizado pelo historiador e presidente do Instituto Histórico de Caruaru (IHC), Josué Euzébio Ferreira, e pelo acadêmico José Lucas da Silva, que ocupa a cadeira 27 da entidade, cujo patrono é o saudoso homenageado.
A obra faz um agradecimento especial à viúva do professor Kermógenes, Maria de Lourdes Queiroz Dias (dona Milia), bem como aos filhos Urgel Henrique, Francisco Sales e Terezinha Rejane. “Toda a família teve um importante e essencial papel na construção desse nosso trabalho. Eles nos confiaram os originais dos textos de autoria do nosso homenageado os quais, sem eles, não seria possível a concretização desse projeto”, comentou, com gratidão, Josué Euzébio.
A obra traz recortes de textos do professor Kermógenes que foram publicados em vários jornais de Pernambuco ao longo de décadas. Inclusive, grande parte do conteúdo trata-se de artigos que foram publicados no Jornal VANGUARDA. O livro está divido em quatro partes, sendo a primeira ‘Reflexões Teóricas’, com dez trabalhos que têm como conteúdo principal teorias e conceitos sobre literatura. A segunda traz as análises e críticas sobre obras de ‘Escritores Caruaruenses’. São 29 trabalhos do homenageado envolvendo 16 escritores nascidos ou não em Caruaru, mas que lançaram suas obras na ‘Terra dos Condés’.
A terceira parte foi reservada para os ‘Escritores Nacionais’, cujo grupo é dos mais significantes no campo literário. Foram selecionados 44 literatos com 86 análises. Já a quarta e última parte tem os ‘Escritores Estrangeiros’, onde se incluem desde os clássicos da antiguidade até os autores modernos e contemporâneos. São 13 autores com 25 trabalhos da Alemanha, França, Portugal e Noruega.
De acordo com os organizadores, o presente livro é resultado de um sonho que teve início no ano 2000, mas só começou a se tornar realidade após eles receberem um telefonema da família do professor Kermógenes, colocando à disposição o vasto acervo. “O livro tem o objetivo de resgatar a abundante e valiosa produção intelectual do professor Kermógenes, justamente no contexto da celebração do centenário de seu nascimento”, enfatizou José Lucas. Sendo assim, trata-se de uma justa homenagem ao importante crítico literário, que alguns professores, escritores e estudiosos consideram estar no mesmo nível do caruaruense e também crítico, Álvaro Lins.
O livro traz 491 páginas, foi impresso e diagramado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), tem projeto geral e concepção de capa de Josué Euzébio e revisão ortográfica de José Lucas. O apoio cultural é da Acaccil, através do presidente Agildo Galdino Ferreira; do IHC, na pessoa do vice-presidente Welson Costa, e da Cepe, através do presidente jornalista Ricardo Leitão.