A festa de São João começou muito cedo na Capital do Forró. Ainda de manhã, nesta sexta, 24, o Alto do Moura recebeu milhares de caruaruenses, visitantes e turistas. Forró pé-de-serra, arte em barro e gastronomia foram contemplados durante todo o dia no Maior Centro de Artes Figurativas das Américas. Jader e Banda, Fredy e Mary, Jucélio Vilela, Léo Domingos e Lucas Medeiros tomaram conta do forró.
No início da tarde, a tradição de uma das mais bonitas manifestações culturais tomou conta das ruas de Caruaru por mais um ano. É que no dia 24 de junho também é comemorado o Dia do Bacamarteiro na Capital do Agreste. E a data é lembrada com um tradicional desfile dos batalhões.
O desfile reuniu 32 batalhões de das áreas rural e urbana. Ao todo, mais de mil fortes e resistentes bacamarteiros mostraram a todos um pouco da cultura do bacamarte. Os batalhões se reuniram na Escola Altair Porto Nunes Filho, localizada no bairro do Cedro, e seguiram em caminhada até o Polo das Quadrilhas, que funciona na Estação Ferroviária. Lá eles foram homenageados e receberam medalhas de honra ao mérito. O vice-prefeito de Caruaru, Jorge Gomes, sua esposa, a secretária executiva de Direitos Humanos, Laura Gomes, e a presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Lucia Lima, fizeram as entregas das medalhas.
E a festa estava apenas começando. Depois da animação no Alto do Moura e da tradição do bacamarte, ainda houve tempo para diversas programações nos outros polos do Maior e Melhor São João do Mundo. O Polo das Quadrilhas recebeu os grupos de dança Flor de Barro e Luar do Sertão da cidade de Custódia. O Polo Mestre Vitalino contou com apresentações dos trios Boa Sorte, Forró da Saudade, Onofre do Forró e Carrapixo. Lá no Polo Multicultural Azulão, a linda noite de São João foi comandada pelas bandas Dentes Azuis e Casaprima, além de Paulo Matricó e Rogéria. E o Polo do Repente recebeu a Banda de Pífanos Vitoriano Jovem, João Bosco do Pajeú e os repentistas Josenildo França e João Lídio.
Enquanto isso, o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga e o Polo Forró do Candeeiro distribuíram atrações de primeira qualidade e o forró foi pegado a noite inteira. No Candeeiro, Michel França, a Banda Cheiro da Terra e Zé Agripino fizeram os forrozeiros gastar as solas dos sapatos.
Lá no Pátio de Eventos, que é o palco principal do São João de Caruaru, uma turma animada e talentosa comandou a noite do famoso santo junino. A caruaruense Fulô de Mandacaru, Margareth Menezes, Paula Mattos e Forró Santa Dose colocaram 70 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar, para dançar do início ao fim.
Quem abriu a noite no Pátio foi a Banda Fulô de Mandacaru, que há 15 anos está na estrada, mostrando como é que se faz forró de qualidade. Os meninos aproveitaram a noite de São João para gravar o primeiro DVD. Eles estão participando de uma competição musical e falaram durante a coletiva de imprensa sobre a emoção de representar Caruaru no Super Star. “Já temos uma longa estrada na música e é muito bom levar o nome e a tradição de Caruaru para onde vamos”, comentou o sanfoneiro Armandinho, que também aproveitou o momento para pedir o apoio da população: “estamos na final e precisamos demais do voto de cada caruaruense e de todos os que simpatizam com nossa música”, finalizou.
A segunda apresentação ficou por conta da baiana Margareth Menezes, que há seis anos se apresenta no São João de Caruaru. Como em todas as vezes, a cantora valorizou a cultura de Caruaru e de Pernambuco e convidou novamente a Cia de Dança Caruaruense para dançar coco, xaxado, forró, xote. Em pouco mais de uma hora de show, Gonzagão e outros nomes da música brasileira foram lembrados em forma de canção. Marga também interpretou músicas autorais.
“No ano passado tivemos aquele episódio triste da partida do Cristiano Araújo, o que nos deixou obviamente tristes e abalados para a apresentação, mas cantar em Caruaru é tão especial. E este ano pudemos apresentar um show alegre, pra cima”, lembrou Margareth durante a entrevista para a imprensa.
E ninguém estava cansado. O público queria ouvir Paula Mattos, a menina que ficou conhecida após emplacar sucessos na voz dos sertanejos Luan Santana, Henrique e Juliano, Gusttavo Lima e Munhoz e Mariano. “Rosa amarela”, “Quanto tempo falta”, “Pros outros”, “O povo fala”, “Tem que ser agora” e outras canções foram interpretadas no palco. E público cantou em cada uma em coro.
A noite foi finalizada pela banda Forró Santa Dose. Comandada pela cantora Nanara Bello, o grupo trouxe um repertório bem diversificado e apresentou a música de trabalho “Eu amo por dois”, além de alguns sucessos, como “Whisky 12”.
COMIDAS GIGANTES – A noite de São João ainda teve a festa da Broa de Milho Gigante, em sua 9ª edição. O evento ocorreu no bairro Divinópolis e contou com apresentação de grupo de dança, trio pé-de-serra, quadrilha junina e banda de forró.
A festa do Bolo de Tapioca distribuiu 500 quilos da iguaria e contou com apresentações culturais. O evento foi realizado nesta sexta, 24, no bairro do Salgado.
Na mesma noite foi realizada a Festa do Maior Arroz Doce, na Vila Kennedy. Foram distribuídos 300 quilos do alimento e seis mil pessoas participaram da festa. Em sua 16ª edição, o evento homenageou o ex. secretário de Infraestrutura, Bruno Lagos, e foi animado por Décio Luiz e Banda.
Confira as imagens :