Maratona da Saúde entrega requalificação do CAPS III nesta sexta-feira (22)

A Secretaria de Saúde de Caruaru dando prosseguimento a sua maratona realiza, nesta sexta-feira (22), a entrega do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS III Crescendo com Dignidade totalmente requalificado. A unidade funciona no bairro Boa Vista II e o evento está previsto para às 9h.

Os centros de atenção psicossocial são serviços voltados para o atendimento as pessoas em sofrimento psíquico, de atenção a crise, resgate de autonomia e ressocialização do sujeito em adoecimento. Eles são compostos por equipe multidisciplinar com: psicólogas, assistentes sociais, enfermeiros, psiquiatras, profissionais de educação física, entre outros técnicos que prestam serviços de cuidado integral em saúde mental.

A nova unidade irá oferecer grupo-terapia, escuta individual, grupos de movimento, consultas psiquiátricas, atividades manuais e artesanato, direcionamentos sócioassistenciais, trabalho em rede de reinserção do usuário ao território através de ações com outros serviços entre outros.

“A requalificação do CAPS acompanha a mudança na nossa linha de cuidado em saúde mental, sendo este um espaço seguro para exercermos, em liberdade, o cuidado integral e afetivo a quem dele necessita. Visando autonomia, igualdade, integralidade e universalidade, que são as diretrizes do SUS”, explicou a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Rebecca Brayner.

Desde 2001, quando foi aprovada a Lei Antimanicomial no Brasil, hospitais psiquiátricos estão sendo substituídos por Centros de Atenção Psicossocial, por meio de amplo processo de desinstitucionalização e da situação do processo de transição de modelo assistencial. Em vez de serem internados por tempo indeterminado e de permanecerem isolados, os usuários recebem atendimento humanizado com equipe multidisciplinar. A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) vem ao longo dos anos assumindo o cuidado das pessoas em saúde mental, álcool e outras drogas, fortalecendo a temática dos direitos sociais, civis, e dos direitos humanos a todos os usuários da Rede.

Atualmente, Caruaru tem dois CAPS, sendo um voltado para atenção a crise de pacientes com transtorno mental e outro voltado para transtornos decorrentes de uso abusivo de álcool e outras drogas. Ambos são 24 horas, com leitos para internação breve e voluntária. São considerados “portas abertas”, não sendo necessário encaminhamento para acolhimento, pois a equipe está sempre disponível a escuta significativa e direcionamento devido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *