O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos assinaram, nesta segunda-feira (10), um memorando de entendimento que possibilitará assistência técnica bilateral nas áreas de segurança hídrica, irrigação, recuperação e reabilitação de bacias hidrográficas, saneamento, habitação e iluminação pública. O objetivo é identificar as melhores práticas internacionais em modelagem de projetos de infraestrutura nessas áreas, com vistas a potencializar a atração de investimentos estrangeiros para projetos coordenados pela Pasta.
De acordo com o memorando de entendimento, o governo norte-americano disponibilizará, sem custos para o lado brasileiro, um consultor especializado, que trabalhará diretamente com a área técnica do MDR para identificar as principais demandas e gargalos no que diz respeito à atração de recursos privados para as obras do ministério. O plano de trabalho deve ser apresentado em até 60 dias.
Durante a assinatura, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, ressaltou a importância da parceria com o governo dos Estados Unidos. “Queremos aproveitar a expertise que o Tesouro Americano tem em todos os projetos de colaboração”, afirmou.
O embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman, por sua vez, ressaltou que o compromisso do seu país com a relação bilateral se expressa ao trazer, ao Brasil, um assessor com a missão de identificar instrumentos para dinamizar a atração de investimentos privados. “É um prazer aumentar a parceria com o ministério. Infraestrutura e recursos hídricos são uma questão muito importante para a população brasileira”, destacou.
Por videoconferência, também participaram do evento o secretário interino do Departamento de Tesouro dos Estados Unidos, Larry Mcdonald; o consultor sênior do Departamento de Tesouro americano, Marshall Crawford, e a assessora do Departamento de Tesouro, Cara Bidwell. Pelo MDR, esteve presente a chefe da assessoria internacional, Carla Barroso.